Categorias: Política

Agra eleva três coordenadorias a status de secretarias nesta 2ª

PUBLICIDADE

Três coordenadorias da administração municipal de João Pessoa foram transformadas em secretarias. O projeto do prefeito Luciano Agra foi aprovado pela Câmara Municipal e a posse dos titulares está marcada para as 10 horas da manhã desta segunda-feira (26) no centro Administrativo Municipal. De acordo com o projeto as mudanças ocorreram nas Coordenadorias do Orçamento Democrático, Ouvidoria Geral e Controle Interno.

O secretário do Orçamento Democrático será Tibério Limeira, a Ouvidoria terá como titular Tânia Brito e na Controladoria, Ana Maria Cartaxo. O Orçamento Democrático é um instrumento da democracia participativa, que promove o diálogo direto com o poder público municipal, sobre o melhor encaminhamento dos recursos públicos do orçamento municipal.

O Orçamento Democrático empodera a sociedade e fortalece o poder local, fazendo o compartilhamento de poder entre gestão e população, que participa e fiscaliza as ações do governo, além de ajudar na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual( LOA) e Plano Pluarianual (PPA).

Coordenadoria de Controle Interno

Com a missão de zelar pelo controle e pela correta aplicação dos recursos públicos, o Controle Interno atua estabelecendo ações preventivas no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Este importante órgão de fiscalização contábil, financeira e orçamentária do município acompanha e fiscaliza a execução orçamentária e financeira de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa, e ainda, faz análises e emite pareceres sobre a legalidade dos atos dos administradores municipais.

O Controle Interno acompanha também a execução das metas e programas do Governo Municipal e auxilia o Tribunal de Contas do Estado (TCE), informando sobre toda a movimentação orçamentária (receitas e despesas) realizadas pela Prefeitura de João Pessoa.

A instituição de um Sistema de Controle Interno prioriza ações preventivas, com o afastamento de uma cultura fortemente legalista e formalista, em favor de uma gerência por resultados, sem contudo, desconsiderar os princípios de legalidade.

A Coordenadoria do Controle Interno, atividade prevista no art. 74 da Constituição Federal, avalia o cumprimento de metas previstas e a execução do Plano Plurianual (PPA), da Lei Orçamentária Anual (LOA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) da Prefeitura de João Pessoa.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Resultados do 2º Turno em JP e CG devem ser divulgados até às 19h do domingo, avalia TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)avalia que os resultados do 2º turno das eleições…

23 de outubro de 2024

Citado como opção, Cícero evita futurologia sobre eleições 2026 e reforça foco em João Pessoa: “Meu projeto é cuidar da cidade”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), descartou, por enquanto, qualquer intenção de disputar…

23 de outubro de 2024

Mídia nacional destaca elogio de Arthur Lira a Hugo Motta, mas presidente da Câmara não fala em sucessão

Em reportagem do jornal Correio Braziliense de ontem (22), foi destacado em um evento do…

23 de outubro de 2024

João comemora crescimento de Jhony na reta final da campanha e projeta vitória: “População dará a resposta nas urnas”

Na reta final da campanha eleitoral, o governador João Azevêdo (PSB) expressou otimismo com o…

23 de outubro de 2024

Eleições: João Pessoa manterá ônibus gratuito e todas as linhas em circulação no próximo domingo

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições 2024, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana…

23 de outubro de 2024

Secretário destaca importância da Calçada da Fama para reconhecer ídolos do esporte paraibano

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (SEJEL), Lindolfo Pires, afirmou…

23 de outubro de 2024