A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

AGU atende pedido do PTB e aciona STF suspender passaporte da vacina na Paraíba

A Advocacia Geral da União atendendo um pedido do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), se manifestou pelo fim da exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 em locais públicos e privados da Paraíba. Ação nesse sentido foi protocolado pelo diretório nacional do partido no Supremo Tribuna Federal (STF).

Segundo o pedido do partido se sustenta que a lei estadual que instituiu o passaporte afronta os princípios da cidadania, da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho, da livre iniciativa, ao princípio da legalidade, aos direitos às liberdades de locomoção e de profissão, ao direito de reunião e ao direito social ao trabalho, além de inobservância dos critérios de proporcionalidade e razoabilidade.

Sobre esse assunto e em resposta a um pedido de informações do Governo da Paraíba, o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, afirma que a lei impugnada encontra-se em perfeita consonância com a Constituição Federal.“A exigência de comprovante de vacinação prevista nos atos normativos atacados ilustra uma situação de restrição excessiva. Ela não só limita gravemente a liberdade de ir e vir, num momento em que o Brasil atingiu um patamar de mais de 70% de toda sua população com esquema vacinal completo, como impacta profundamente em direitos sociais de primeira grandeza, como o direito ao trabalho, sem que demonstrada a inefetividade de alternativas menos gravosas de controle sanitário, como a exigência de testagem e o uso de máscaras, externando, por isso, uma decisão política desproporcional”, pontua Bruno Bianco Leal.

A ação pede a suspensão do passaporte na Paraíba, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, Amazonas, Bahia e no município do Rio de Janeiro. O processo está sob relatoria do ministro Dias Toffoli.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe