Categorias: Política

AL aplaude trabalho de Cássio na área da segurança pública

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira, requerimento de autoria do deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB), aplaudindo o trabalho do então governador Cássio Cunha Lima à frente do Governo estadual, reconhecendo a sua ação em prol da segurança pública estadual. O requerimento aprovado tem o número 10.161.

O parlamentar salientou inúmeras ações do ex-governador no setor, que inclusive mereceu destaque em pesquisa da Folha de São Paulo que ressalta que a Paraíba aparece como 4º Estado menos violento no Brasil. A matéria foi publicada também no Paraíba 1 e na folhaonline.com.br. Inclusive, foram registradas nos anais da Casa as reportagens dos dois órgãos de Imprensa. Afirmou Romero que, “o trabalho do Governo Cássio Cunha Lima merece o respeito e o reconhecimento da sociedade, e que precisa ser levado adiante pela atual Administração atual, que precisa trabalhar e dar segurança aos paraibanos, o que não está acontecendo na atualidade”.

O requerimento aprovou moção de aplausos a Cássio Cunha Lima “pelo excelente trabalho que realizou no setor da segurança pública da Paraíba”, com destaque para a renovação da frota de veículos, a aquisição de novos armamentos, a realização de concursos públicos, dentre outras ações.

Romero afirmou que a homenagem “se justifica plenamente a partir de pesquisa da Folha de São Paulo que destaca que a Paraíba aparece como 4º Estado menos violento no Brasil. Assinala que levantamento com base em dados de 2008 mostra a Paraíba como quarto Estado menos violento no Brasil. A grande surpresa da pesquisa foram Rio de Janeiro e Pernambuco, que perderam os postos de Estados com mais registros de homicídios. Agora os que lideram o ranking de Estados mais violentos são Alagoas e Espírito Santo.

A Paraíba aparece com o índice 14,7 mortes para cada 100 mil habitantes, abaixo da média nacional, que foi de 23,7 mortes. O levantamento em todos os Estados do país levou em conta um critério único, usado pelo Ministério da Justiça: a soma de assassinatos, latrocínios e lesões seguidas de morte, inclusive homicídios decorrentes de confrontos com policiais. Os dados foram repassados pelas secretarias da Segurança e se baseiam em boletins de ocorrência – exceto Goiás, que computa os dados após a conclusão de inquéritos policiais.

Em 2005, segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Justiça, Pernambuco e Rio lideravam as estatísticas de homicídios. Agora, ocupam o terceiro e quarto lugares. Na comparação entre os dados de 2008 e os de 2005, é possível ver que a violência aumentou nos quatro Estados – mas em Alagoas e no Espírito Santo o aumento foi maior. No Rio, o índice de homicídios por 100 mil habitantes passou de 40,5 (2005) para 45,1 (2008); em Pernambuco, de 48 para 51,6. Já no Espírito Santo, o aumento foi de 37,7 para 56,6; e em Alagoas, de 37,2 para 66,2. Roraima é o Estado com o melhor índice (10,6 por 100 mil) –acima, porém, do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como zona epidêmica de homicídios: a partir de dez assassinatos por 100 mil habitantes. O levantamento inclui dados completos de 23 Estados e do Distrito Federal. Minas Gerais não repassou dados do último trimestre. Piauí só tinha dados da capital, Teresina. Pará e o Amapá não informaram.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025