O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, iniciou as atividades legislativas desta quarta-feira (9), manifestando apoio ao voto aberto. De acordo com o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, não expor o voto dos parlamentares é uma prática ultrapassada e antidemocrática.
"Nos novos ventos da democracia brasileira não cabem mais segredos. A Lei de Acesso à Informação Pública e a criação da Comissão da Verdade estão aí para nos mostrar que vivemos tempos de mudanças. Mudanças estas exigidas pela nossa própria sociedade", disse.
Ainda segundo Adriano, quem tem direito a voto secreto é o eleitor. "Ele que é o verdadeiro detentor do poder político em um Estado Democrático de Direito. Além disso, o eleitor tem o direito de saber quais os caminhos que o deputado que ele escolheu vai seguir, quais são as posições que seu representante vai tomar", salientou.
O presidente da Assembleia assegurou ainda que a posição mais coerente de defensores da democracia e de representantes do povo é pelo voto aberto. "Não temos qualquer motivo para nos refugiar por trás do voto secreto e esconder dos eleitores nossas opiniões. Defendemos o direito à transparência, ao pleno exercício democrático e, sobretudo, o respeito ao eleitor", concluiu.
Ascom