Os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira (17) um novo pedido de empréstimo internacional ao Banco Mundial no valor de 50 milhões de dólares para o Projeto Cooperar. Com mais 30 milhões de dólares de fontes internas, o valor captado vai intensificar as políticas de desenvolvimento sustentável junto aos pequenos produtores rurais paraibanos. Serão mais de 47 mil famílias beneficiadas nos próximos seis anos.
A votação foi de 22 votos a favor e oito contra a aprovação do empréstimo. Agora o governador Ricardo Coutinho (PSB) vai levar o assunto para o Senado e posteriormente o Banco fará o repasse da verba.
O Governo contou com o voto de um oposicionista, o deputado estadual Frei Anastácio (PT) que disse que votou a favor porque o empréstimo beneficia o povo, quase 50 mil famílias.
De acordo com o gestor estadual do Projeto Cooperar, Roberto Vital, o foco continua sendo a redução da pobreza. Na primeira gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB), foram investidos R$ 48,8 milhões, que financiaram obras de infraestrutura, projetos produtivos e projetos sociais. Entre 2011 e 2014, o Cooperar executou 509 convênios em benefício de 27.645 famílias.
“Os novos desafios são construir com os movimentos sociais uma política participativa e coerente com os anseios e as necessidades dessas famílias que vivem no campo”, destaca Roberto Vital, acrescentando que a convivência com a seca é um dos desafios do governo e do povo paraibano. Para ele, o Cooperar tem sido uma ferramenta importante nesse processo de desenvolvimento rural sustentável.
Redação com Ascom