A Paraíba o tempo todo  |

ALPB aprova projeto de enfrentamento à exploração sexual de menores em postos de combustíveis da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (13), o projeto de Lei, de autoria do deputado Inácio Falcão, que institui ações de combate a exploração sexual de menores em postos de combustíveis da Paraíba. O parlamentar argumenta que o PL tem como finalidade evitar que postos de combustíveis sejam utilizados com a finalidade de exploração sexual.

A matéria defende ainda que haja punição a postos de combustíveis em que for comprovada a prática de exploração sexual de menores de dezoito anos. Além de multa, o deputado Inácio Falcão específica que, em caso de reincidência, o estabelecimento possa até ter o alvará de funcionamento cassado.

“A preservação da dignidade, da segurança e da vida de nossas crianças e adolescentes não pode ser apenas um princípio escrito na Constituição, mas deve tornar-se uma realidade ao alcance de todos e, para isso, o poder público deve agir com todo o rigor necessário, na forma da lei produzida por este Parlamento”, justificou o deputado.

Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 1.461/2023, de autoria da deputada Jane Panta, que institui o Dia Estadual de Luta e Combate ao HIV/Aids, a ser comemorado anualmente em 1° de dezembro. A data foi escolhida em razão das ações de conscientização e prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, realizadas durante o dezembro vermelho.

“É importante frisar que ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. É recorrente que soropositivos convivam com o vírus sem saber de sua existência e sem apresentar sintomas, porém, com aptidão para contaminar outras pessoas através de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas, uso de objetos cortantes não esterilizados ou até mesmo durante a gestação da mãe para o filho, sem a devida prevenção”, explica a deputada autora do projeto.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe