ALPB aprova projeto que prioriza atendimento de pessoas com doenças raras em repartições públicas

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (28),  o Projeto de Lei 457/2023 que determina o atendimento preferencial aos portadores de doenças crônicas, raras e genéticas nas repartições públicas e estabelecimentos de atendimento ao público. Durante a sessão, os parlamentares aprovaram ainda homenagem ao ex-governador da Paraíba, José Targino Maranhão.

De autoria da deputada Danielle do Vale, o PL 457/2023 inclui mais de 20 doenças na lista, entre elas, câncer, HIV, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), fibromialgia, Doença de Crohn e Alzheimer. Para ter direito ao benefício, basta apresentar o laudo médico ou o Registro Geral (RG especial), contendo o CID, nome da doença, assinatura e CRM do médico. Em caso de descumprimento, o PL propõe multa que varia entre R$500 e R$ 1.000.

“Por muitas vezes, tais doenças são imperceptíveis a terceiros, contudo, havendo uma comprovação de tal enfermidade, a Lei concederia um benefício simples, porém importante para melhorar sua qualidade de vida. Há inúmeros relatos de pessoas portadoras de tais doenças que, simplesmente, desistem de uma fila por conta de dores insuportáveis”, defende a parlamentar autora do projeto.

Os deputados aprovaram por unanimidade a Política Estadual de Incentivo à Prática Esportiva para Prevenção e Tratamento de Dependência Química. O PL 886/2023, apresentado pela deputada Camila Toscano, tem como principal objetivo construir estrutura esportiva a fim de criar alternativas saudáveis para a população, ao tempo em que previne o uso abusivo e a dependência de drogas.

Para a deputada, é preciso proporcionar condições para incentivar a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental dessa população, além de contribuir para o tratamento e a inclusão social do dependente químico. “A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental tornou-se um consenso entre os profissionais de saúde. Tudo isso faz da atividade física uma ferramenta imprescindível e seu custo é muito menor se comparado a outros tratamentos e medicamentos”, argumentou a deputada.

HOMENAGEM

O deputado Hervázio Bezerra, através do PL 612/2023, prestou homenagem ao ex-governador da Paraíba José Maranhão ao dar seu nome à rodovia PB-082, que liga a BR-230 ao município de São Miguel de Taipu.

Maranhão faleceu em fevereiro de 2021 vítima da Covid-19. Além de governador, José Maranhão foi vice-governador, senador, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem 5º melhor desempenho entre as capitais brasileiras com geração de 41 mil postos de trabalho

João Pessoa registrou um saldo positivo de 1.164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo…

7 de setembro de 2024

Tudo dentro da lei: Justiça Eleitoral descarta material de campanha irregular de Cícero

A Justiça Eleitoral da Paraíba foi levada a fazer uma averiguação de denúncia vazia e…

7 de setembro de 2024

Vice-governador participa  de desfile cívico-militar da Independência do Brasil em JP

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã deste sábado (7), do tradicional desfile cívico-militar de…

7 de setembro de 2024

Motociclista morre ao ser arremessado contra caminhão-tanque no viaduto das Três Lagoas, em JP

Um motociclista de 36 anos morreu na manhã deste sábado (7) após um grave acidente…

7 de setembro de 2024

Mídia nacional traça perfil de Hugo Motta e o aponta como próximo todos

Uma reportagem do Infomoney, divulgada nesta semana, trouxe um perfil de quem é o paraibano…

7 de setembro de 2024

Paraíba sob alerta de vendaval: Inmet emite aviso para ventos fortes neste sábado

Neste sábado (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial…

7 de setembro de 2024