A Paraíba o tempo todo  |

ALPB debate construção de Porto de Águas Profundas no Litoral Norte da Paraíba

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (10), no Plenário “Deputado José Mariz”, para tratar da construção do Complexo Industrial, Tecnológico e Portuário da Paraíba – também conhecido como Porto de Águas Profundas – no município de Mataraca, no Vale do Mamanguape. O evento foi proposto pelo deputado Eduardo Brito.

A região foi escolhida após estudos feitos em outras três áreas da Paraíba: Baía da Traição, Lucena e Pitimbu. De acordo com o Eduardo Brito, a região foi a que apresentou as melhores características marinhas, como profundidade mais perto da costa, de relevo e potencial logístico. Em pleno funcionamento, segundo ele, o empreendimento pode gerar entre 20 mil e 30 mil postos de trabalho.

“A realização dessa obra é de extrema importância para poder elevar a economia paraibana; atrair empresas importantes; favorecer e fomentar a economia, já com as empresas existentes. O nosso objetivo, ao propor essa discussão, é provocar as autoridades no sentido de que elas tenham sensibilidade e se engajem nessa luta pela instalação e tenham sensibilidade para poder instalar esse porto. E quem sabe, daqui a 5, 6, 7, ou 8 anos tenhamos na verdade um porto compatível com a capacidade que a Paraíba econômica do nosso estado”, afirmou Eduardo Brito.

O deputado George Morais, que é membro da Comissão, declarou que é hora de somar esforços para que esse projeto saia do papel e se torne uma realidade econômica para o estado da paraíba. “Precisamos unir esforços com todos aqueles parlamentares com visão de futuro. A Paraíba quer, precisa e merece pensar grande, pensar alto. A nossa provocação inicial é no sentido de que o Governo do Estado atualize esses estudos para que, passo a passo, de forma planejada, de forma organizada a gente possa tirar esse projeto do papel e torna-lo realidade e, quem sabe, dar o primeiro passo para deixar esse legado para as gerações futuras, gerando empregos, gerando renda, gerando oportunidades para o nosso povo”, acrescentou o deputado.

O prefeito de Mataraca, Egberto Madruga, ressaltou a importância de trazer de volta a discussão para colocar em prática o projeto para a construção do Porto de Águas Profundas. “Esse projeto foi iniciado no ano de 2010, pelo ex-governador José Maranhão. Na época já tínhamos debatido a proposta e me parece que já existia inclusive uma estrutura financeira. Mas, devido às mudanças terminou não sendo executado”, lembrou.

“Agora, diante do apoio de tantas lideranças e autoridades, estamos trazendo de volta essa discussão para tentar colocar em prática esse que será um dos maiores projetos da Paraíba. O objetivo é trazer desenvolvimento, gerar emprego e renda e comercializar com o restante do mundo”, destacou.

O engenheiro agrônomo Nilton Marinho, que fez uma exposição técnica sobre o projeto, parabenizou a Assembleia Legislativa pelo debate e destacou a importância de um porto de águas profundas para o fortalecimento do estado. “Talvez esse seja o maior empreendimento e a maior ação que o Governo possa fazer para o desenvolvimento do nosso estado e de todos os tempos. Desde as antigas civilizações do mundo, que os países que desenvolveram todos tiveram a influência dos seus portos. A Paraíba necessita abrir suas fronteiras para que o estado possa angariar riquezas”, disse.

Ao final da audiência pública, o deputado Eduardo Brito anunciou a formação de uma comissão suprapartidária, com a participação de representantes de universidades e de entidades representativas da sociedade civil, para manter audiência com o governador João Azevêdo com vistas a obter o apoio do Governo do Estado e da bancada federal paraibana, num esforço conjunto em defesa do projeto do Porto das Águas Profundas, junto ao governo federal.

Também participaram da reunião o secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável do Estado, Radomécio Leite, representando o governador João Azevêdo; a professora Milena Dutra, representando o Campus IV da UFPB, localizado na Região da Mata Paraibana; o ex-prefeito de Lagoa de Dentro, Fabiano Pedro, presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte; além de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e ex-gestores da região do Vale do Mamanguape.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe