ALPB debate construção de Porto de Águas Profundas no Litoral Norte da Paraíba

PUBLICIDADE

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (10), no Plenário “Deputado José Mariz”, para tratar da construção do Complexo Industrial, Tecnológico e Portuário da Paraíba – também conhecido como Porto de Águas Profundas – no município de Mataraca, no Vale do Mamanguape. O evento foi proposto pelo deputado Eduardo Brito.

A região foi escolhida após estudos feitos em outras três áreas da Paraíba: Baía da Traição, Lucena e Pitimbu. De acordo com o Eduardo Brito, a região foi a que apresentou as melhores características marinhas, como profundidade mais perto da costa, de relevo e potencial logístico. Em pleno funcionamento, segundo ele, o empreendimento pode gerar entre 20 mil e 30 mil postos de trabalho.

“A realização dessa obra é de extrema importância para poder elevar a economia paraibana; atrair empresas importantes; favorecer e fomentar a economia, já com as empresas existentes. O nosso objetivo, ao propor essa discussão, é provocar as autoridades no sentido de que elas tenham sensibilidade e se engajem nessa luta pela instalação e tenham sensibilidade para poder instalar esse porto. E quem sabe, daqui a 5, 6, 7, ou 8 anos tenhamos na verdade um porto compatível com a capacidade que a Paraíba econômica do nosso estado”, afirmou Eduardo Brito.

O deputado George Morais, que é membro da Comissão, declarou que é hora de somar esforços para que esse projeto saia do papel e se torne uma realidade econômica para o estado da paraíba. “Precisamos unir esforços com todos aqueles parlamentares com visão de futuro. A Paraíba quer, precisa e merece pensar grande, pensar alto. A nossa provocação inicial é no sentido de que o Governo do Estado atualize esses estudos para que, passo a passo, de forma planejada, de forma organizada a gente possa tirar esse projeto do papel e torna-lo realidade e, quem sabe, dar o primeiro passo para deixar esse legado para as gerações futuras, gerando empregos, gerando renda, gerando oportunidades para o nosso povo”, acrescentou o deputado.

O prefeito de Mataraca, Egberto Madruga, ressaltou a importância de trazer de volta a discussão para colocar em prática o projeto para a construção do Porto de Águas Profundas. “Esse projeto foi iniciado no ano de 2010, pelo ex-governador José Maranhão. Na época já tínhamos debatido a proposta e me parece que já existia inclusive uma estrutura financeira. Mas, devido às mudanças terminou não sendo executado”, lembrou.

“Agora, diante do apoio de tantas lideranças e autoridades, estamos trazendo de volta essa discussão para tentar colocar em prática esse que será um dos maiores projetos da Paraíba. O objetivo é trazer desenvolvimento, gerar emprego e renda e comercializar com o restante do mundo”, destacou.

O engenheiro agrônomo Nilton Marinho, que fez uma exposição técnica sobre o projeto, parabenizou a Assembleia Legislativa pelo debate e destacou a importância de um porto de águas profundas para o fortalecimento do estado. “Talvez esse seja o maior empreendimento e a maior ação que o Governo possa fazer para o desenvolvimento do nosso estado e de todos os tempos. Desde as antigas civilizações do mundo, que os países que desenvolveram todos tiveram a influência dos seus portos. A Paraíba necessita abrir suas fronteiras para que o estado possa angariar riquezas”, disse.

Ao final da audiência pública, o deputado Eduardo Brito anunciou a formação de uma comissão suprapartidária, com a participação de representantes de universidades e de entidades representativas da sociedade civil, para manter audiência com o governador João Azevêdo com vistas a obter o apoio do Governo do Estado e da bancada federal paraibana, num esforço conjunto em defesa do projeto do Porto das Águas Profundas, junto ao governo federal.

Também participaram da reunião o secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável do Estado, Radomécio Leite, representando o governador João Azevêdo; a professora Milena Dutra, representando o Campus IV da UFPB, localizado na Região da Mata Paraibana; o ex-prefeito de Lagoa de Dentro, Fabiano Pedro, presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte; além de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e ex-gestores da região do Vale do Mamanguape.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Já está valendo: Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante

Desde ontem, sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não podem…

22 de setembro de 2024

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado em bar na Paraíba

Policiais do 9º Batalhão localizaram, na noite deste sábado (21), em um bar na cidade…

22 de setembro de 2024

Decretos de Lula beneficiam três comunidades quilombolas na Paraíba com titulação de terras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, neste fim de semana, decretos de interesse…

22 de setembro de 2024

Estado da Paraíba tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024

Justiça concede direito de resposta a Cícero Lucena contra Ruy Carneiro por propaganda ofensiva na TV

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Adilson Fabrício Filho, acatou representação do…

22 de setembro de 2024

Aposta de JP acerta quina na Mega-Sena e leva quase R$ 50 mil; 23 apostas da PB acertaram a quadra

Uma aposta realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, acertou cinco das seis dezenas sorteadas…

22 de setembro de 2024