A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já se prepara para a próxima eleição da Mesa Diretora, que será realizada na próxima terça-feira (26). Nesta terça (19), os deputados aprovaram por unanimidade as mudanças no Regimento Interno da Casa, através do Projeto de Resolução 303/2024, com o objetivo de alinhar as regras ao novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a reeleição em assembleias legislativas.
Com a alteração regimental em curso, o prazo para inscrição de chapas foi oficialmente aberto nesta terça-feira. Até o momento, apenas o atual presidente, Adriano Galdino (Republicanos), confirmou sua candidatura para a disputa. Nos bastidores, há uma expectativa de que ele seja o único concorrente, mantendo a atual composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
“É uma votação na qual se faz justiça com o que foi combinado anteriormente”, declarou Adriano Galdino após aprovação do Projeto de Resolução.
A movimentação ocorre após recentes decisões do STF que anularam eleições antecipadas em outros estados, como Sergipe e Pernambuco, gerando a necessidade de novos pleitos. Mesmo com o caso da Paraíba ainda sob análise da Corte, a ALPB se adianta para evitar questionamentos futuros e garantir a regularidade da eleição.
PB Agora