As regras da civilidade e democracia foram postas à prova na manhã desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). E digo isso sem nenhum estorvo ou dano à minha alma, cérebro ou observação dos fatos. Todos estão conectados para afirmar, sem erro, o que pude observar na Casa de Epitácio Pessoa.
As minhas retinas, já fustigadas pelo tempo, presenciaram o equilíbrio perfeito entre o povo e seus representantes. E registro, aqui, ação de boa vontade dos parlamentares. Em tempo: o mesmo elogio para os líderes de classes vinculados ao serviço público estadual.
A condução de algo que poderia culminar em um embate efetivo, inclusive corporal, foi debelado, pondo na balança do bom senso a “dura lex, sed lex”, que versa sobre a dureza da lei dura, embora flexível, quando se está em pauta a “mater” democracia.
O fato em questão está (esteve) na ocupação do plenário, galerias e quase todos os espaços da AlPB por policiais civis e militares, representantes da Educação e Saúde, dentre outras categorias. Em cena, servidores públicos furiosos com a proposta de reformulação da Previdência do Estado, o que é natural, pois o expediente irá, de certa forma, modificar o que hoje está em vigor.
Havia certo tipo de histeria coletiva vindo do cordão umbilical daqueles que representam os servidores, afinal, não é permitido perder o que foi conquistado por anos e até mesmo décadas de trabalho profícuo. E reformar, como o próprio verbo já diz, é sinônimo de alteração, modificação, mudança.
E nesse mar cujos navios singram em mar aberto para a guerra da polarização política, parlamentares da situação e oposição entraram em comum acordo a fim de formatar caminhos para o diálogo com os servidores.
E assim o “milagre” foi realizado, sob a conduta equilibrada do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, muito seguro de si que, buscando uma solução pacífica para o imbróglio, foi ao plenário completamente apinhado por manifestantes a fim de solicitar calma e zelo pelo bom direito.
Além de Galdino, que dá sustentabilidade ao governador João Azevêdo; Cabo Gilberto, Walber Virgolino, Raniery Paulino e Camila Toscano, do bloco oposicionista ao Governo do Estado, bem como a situação, envolvendo Tião Gomes, Ricardo Barbosa e outros que estavam no cenário do quase “confronto”, administraram o impasse.
E nesse clima e ebulição social um acordo foi firmado. E muito mais que isso. Gestos de confiança mútua entre parlamentares e servidores foram costurados. “Cachimbo da paz”? Qual? Pergunto e ao mesmo tempo respondo: ficou estabelecido sessão especial marcada para a próxima segunda-feira, a fim de discutir o texto da Reforma enviada pelo Executivo à Assembleia.
E com diálogo, nesses tempos de intolerância política, viu-se esquerda, direita e centro buscarem o papel que sempre foi delegado a todos: o pleno respeito ao princípio do contraditório. Venceu, assim, a democracia. A esperança é que ela possa sempre ficar acima do totalitarismo.
E que venha o bom combate; o bom diálogo, o confronto salutar de ideias na sessão especial de segunda-feira e de outras tantas se necessário for, pois a reforma da Previdência da Paraíba é fundamental para garantir a sustentabilidade do próprio Estado.
Emendas no texto principal serão bem-vindas, no intuito de oferecer às gerações atuais e vindouras garantias legais para uma boa qualidade de vida aos cidadãos paraibanos. É o que pensam os parlamentares, é o que deseja o povo.
E só para complementar, entra em pauta um pensamento de Aristóteles: “A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si”.
Eliabe Castor
PB Agora
Eliabe Castor
PB Agora
Um homem morreu em um acidente ocorrido neste sábado (28) em Campina Grande, no Agreste…
Na noite dessa sexta-feira (27), quatro homens foram detidos pela Polícia Militar em uma operação…
Quem planeja aproveitar o último final de semana de 2024 nas praias do litoral da…
A disputa entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o…
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deu início a uma inspeção urgente na…
Os ingressos para o aguardado confronto entre Madureira e Flamengo, que acontecerá no Estádio Amigão,…