O número expressivo de deputados estaduais eleitos que subscrevem a lista de apoio aos candidatos do Republicanos na eleição da Mesa Diretora, Branco Mendes para o 1º biênio e Adriano Galdino, para o 2º, podem inviabilizar o registro das chapas concorrentes.
O Projeto de Resolução aprovado na semana passada, que ganhou repercussão na imprensa por tornar a votação da Mesa Diretora aberta, estabelece no inciso 1º do artigo 8º o requisito de que as chapas contem com a assinatura de, no mínimo, um terço dos deputados para terem a inscrição validada.
Isso quer dizer que, com 36 deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), pelo menos 12 têm que subscrever a chapa para que ela possa concorrer na eleição.
Porém, atualmente a lista do Republicanos conta com 32 signatários, sobrando 4 deputados para assinar a chapa de outros candidatos. Isso se não houver nenhuma mudança até fevereiro, quando ocorre a eleição dos dois biênios.
Até lá, Eduardo Carneiro (Solidariedade) e Inácio Falcão (PCdoB), que pleiteiam presidir a ALPB nos 1º e 2º biênios, em oposição a Branco e Galdino, vão ter que suar muito e gastarem muita saliva se quiserem ser candidatos.
Feliphe Rojas
PB Agora