Categorias: Política

ANÁLISE: Cícero versus Ricardo. Um duelo possível, e até necessário, que entraria para a história

PUBLICIDADE

Além de bom para João Pessoa, seria este um duelo para ninguém esquecer; uma refrega eleitoral boa de ver: uma final de eleição para prefeito de João Pessoa disputada, palmo a palmo e voto a voto, por Cícero Lucena (PP) e Ricardo Coutinho (PSB).

Um duelo de titãs, possível de acontecer, é bom que se diga.

Seria bom para João Pessoa, porque, qualquer que fosse o resultado deste embate, a Capital da Paraíba escaparia do risco de cair em mãos de inexperientes, de aventureiros, ou de oportunistas. Afinal, o bom senso dita que administrar uma cidade de quase um milhão de habitantes, sobretudo após uma pandemia, não é tarefa para qualquer um, muito menos para amadores.

Uma disputa entre Cícero e Ricardo também daria grandeza à campanha eleitoral.
Ai, sim, a campanha ganharia contornos do que costumamos chamar “briga de cachorro grande”, de gente que entende do assunto, de larga experiência, de cacife para pretender ocupar a mais importante cadeira do município de João Pessoa.
De quebra, uma “briga” de tamanha envergadura ainda arrastaria o pessoense – em massa – para dentro do processo eleitoral; para o centro das discussões e para a cabine de votação, reduzindo o nível presumível de abstenções para o caso de a disputa vir a se manter no nível dos cacarecos que se apresentam. O duelo turbinaria a eleição com a empolgação de quem, de fato, compete decidir os destinos da capital da Paraíba: o eleitorado.

Cobras criadas

Cícero Lucena e Ricardo Coutinho são cobras criadas, tanto na atividade política-eleitoral, como na experiência de administrar João Pessoa e a Paraíba. São testados no azeite e, cada um a seu tempo, bem avaliados em suas respectivas gestões, guardadas as devidas proporções.

Politicamente, o Cícero Lucena de hoje não é mais aquele Cícero a reboque da oligarquia dos Cunha Lima. Cícero passou por um processo extremamente desgastante; nas horas mais difíceis de sua vida foi desprezado pelos seus “fiéis” amigos do tucanato. Exilou-se voluntariamente da vida pública e, agora, voltou por outras vias, livre das amarras inconveniente de antes, e absolvido pela Justiça, depois de condenado por uma campanha midiática devastadora.

Cícero foi prefeito de João Pessoa, governador da Paraíba, senador da República, ministro de Estado etc e tal.

Ricardo Coutinho também foi prefeito de João Pessoa, por duas vezes, promoveu considerável transformação na cidade; foi governador da Paraíba, por dois mandatos e, ao que tudo indicava à época, seria tranquilamente eleito senador da República se tivesse disputado o cargo em 2018. O que não fez, permanecendo no Governo, para viabilizar a eleição do seu escolhido para sucedê-lo, o hoje governador João Azevedo.

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024