O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no fim da noite do último domingo (6), durante sessão de julgamento em plenário virtual, que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); não podem disputar a reeleição na mesma legislatura por ser ato inconstitucional.
Essa decisão acabou trazendo benefícios para o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), aliado de Maia e adversário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). É sabido por todos que o presidente da Câmara tem fortes divergências com as políticas públicas implementadas pelo inquilino do Palácio do Planalto.
O mesmo se aplica a Aguinaldo Ribeiro, que rompeu com Arthur Lira (PP-AL) – expoente máximo do Centrã e xodó de Bolsonaro, que sonha em vê-lo no cargo que hoje Rodrigo Maia ocupa, a fim de implementar medidas neoliberais e de extrema-direita no Brasil, modificando peças sensíveis da Constituição Brasileira que vão desde a criação de novas cargas tributárias, proteção às grandes fortunas, privatizações de estatais e outras extravagâncias vindas da cabeça do “mito”.
Aguinaldo Ribeiro é considerado um moderado
E é aí que entra no palco Ribeiro. Considerado um parlamentar moderado e sensato entre os partidos de esquerda e direita que não se alinham à cartilha bolsonarista, está ele sendo cotado para a presidência da Câmara. E o mais interessante: a oposição só aceitaria Maia, mas como ele foi impedido, certamente o paraibano cairá nas graças dos que têm ojeriza a Bolsonaro.
E não é pouco os que rechaçam o candidato do Planalto. E nessa luta titânica, costuras políticas estão sendo formuladas para evitar que Arthur Lira vença o pleito. Conversas do grupo de Rodrigo Maia e Aguinaldo Ribeiro, que é líder da maioria e relator da Reforma Tributária estão sendo mantidas com partidos de esquerda.
Um inimigo comum a ser batido ou abatido
As siglas são as mais variadas, incluído agremiações partidárias da esquerda, a exemplo do PV, Rede, PSB, PDT, PCdoB, PT e PSOL. E aqui cai bem o provérbio: “O inimigo do meu inimigo é meu amigo”, sugerindo que duas partes podem ou devem trabalhar em conjunto contra um oponente em comum.
Quem é Aguinaldo Ribeiro
O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficializado em abril do ano passado como líder da maioria na Câmara. O parlamentar era líder no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Em seu terceiro mandato, Ribeiro já foi ministro de Cidades no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). O nome de Ribeiro para o cargo teve o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Maia.
Relator da Reforma Tributária
Atualmente é relator da Reforma Tributária, travando embates diretos ao lado de Maia contra o texto original parido pelo ministro da Economia Paulo Guedes. Na sua condição, o paraibano está fazendo concessões em seus pareceres para atender partidos de centro-esquerda e esquerda que se opõem às políticas econômicas bolsonaristas, como a criação de novos impostos.
Bem articulado, circula no Congresso com facilidade, buscando uma Reforma Tributária equilibrada para o país. Há pelo menos duas décadas a matéria se arrasta no parlamento. Vale lembrar que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo.
Atualmente são 92 tributos vigentes, o que cria uma grande complexidade e muita burocracia. Rodrigo Maia e Aguinaldo Ribeiro vêm cobrando de Paulo Guedes celeridade para que o Executivo se empenhe na tramitação da matéria.
Mas o Planalto parece estar esperando uma hipotética vitória de Arthur Lira, a fim de o expediente ser aprovada como o Governo Federal deseja. Contudo, no meio do caminho de Bolsonaro há uma pedra, e ela tem nome e sobrenome paraibano: Aguinaldo Ribeiro.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…