ANÁLISE: Esposas de políticos paraibanos ganham protagonismo nas eleições 2024, influenciando alianças e composições das chapas

PUBLICIDADE

Nas eleições de 2024, em vários municípios paraibanos, as esposas dos políticos estão sendo um fator determinante na composição das alianças.

Após o lançamento da pré-candidatura de Tacyana Leitão (PSB) – esposa do deputado estadual Felipe Leitão – à prefeita de Bayeux, com o apoio da atual prefeita Luciene Gomes e do governador João Azevêdo (PSB), se multiplicou no noticiário político a articulação para que outras esposas de políticos importantes ocupem cargos nas majoritárias em 2024.

Somente hoje, duas tiveram seus nomes lembrados: a esposa do deputado federal Mersinho Lucena (PP), que deve ser indicado pelo seu marido para ser vice-prefeita na chapa de André Coutinho (União Brasil) em Cabedelo, com o apoio do atual prefeito Vitor Hugo; e a cônjuge do deputado estadual Júnior Aráujo (PSB), Ana Emília, cujo nome foi ventilado para ocupar a chapa majoritária apoiada pelo prefeito de Cajazeiras José Aldemir (PP).

E não para por aí.

Outra mulher que tem em seu marido um político de peso e deve figurar em destaque nas eleições de 2024 é a atual prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Avante), disputando a reeleição. Ela é esposa de ninguém menos que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (Republicanos).

Duas mulheres que também têm sempre seus nomes lembrados são Ana Cláudia Vital do Rêgo e Micheline Rodrigues – companheiras do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), respectivamente. O nome de uma delas provavelmente deve ser utilizado pelo atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) para ratificar a aliança com os parlamentares.

Apesar do papel de destaque e protagonismo dessas mulheres em 2024, está longe de ser uma novidade. Nas eleições recentes, não foi raro ver o nome de esposas de políticos consolidados em chapas majoritárias, servindo como argamassa da aliança. Em 2022, por exemplo, ao disputar o Governo do Estado, Veneziano recorreu à mulher do agora deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), Maísa Cartaxo, em sua chapa. Em 2018, o então candidato a governador Lucélio Cartaxo (na época no PV) usou Micheline na sua chapa para ratificar a aliança com o grupo Cunha Lima.

 

Feliphe Rojas
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

População de JP pode se vacinar contra Influenza, Covid-19 e dengue em shoppings da Capital neste sábado

Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Família de vítima vai oferecer recompensa para localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e uma mulher vítima de tentativa de feminicídio na Grande João Pessoa

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024