Categorias: Política

Análise: há vagas! Procura-se vices, desesperadamente, nas duas principais cidades da Paraíba

PUBLICIDADE

A pouco menos de três meses para a realização das eleições municipais, todos os pré-candidatos das duas maiores cidades da Paraíba – João Pessoa e Campina Grande – ainda não têm um vice para chamar de seu.

Nem mesmo com a máquina nas mãos, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, e o de Campina Grande, Romero Rodrigues conseguiram bater o martelo nesse quesito, todavia, se fosse uma corrida, Campina Grande sairia na frente, já que o Progressistas, através do nome de Lucas Ribeiro, é o nome mais cotado para compor a chapa ao lado do ex-deputado Bruno Cunha Lima (PSD).

Além de Cunha Lima, a disputa na Rainha da Borborema também contará com a participação da ex-secretária Ana Cláudia Vital do Rêgo, do Podemos, Inácio Falcão, do PCdoB, Artur Bolinha, do PSL, Fábio Maia, do PSB, Tatiana Medeiros, do MDB, e ainda as carimbadas candidaturas da esquerda municipal, que também estão com o espaço nas chapas acéfalos.

Destes, diferentemente de Bruno, nenhum tem sequer um nome cotado para o posto. A vaga existe, os postulantes, todavia, seguem incertos e não sabidos.

Na Capital do Estado, João Pessoa, a situação é pior, já que não há sequer cotados para a vaga. Estão no páreo a candidata do prefeito, Edilma Freire (PV), que até agora conquistou apenas o apoio do PROS; o MDB com Nilvan Ferreira,  o PT com Anísio Maia, o PP com Cícero Lucena, o PSL com Julian Lemos, o Patriotas com Walber Virgolino, o SD com João Almeida, o DEM com Raoni Mendes, O PSDB de Ruy Carneiro, o PTB com Wilson Filho, o PRTB com Eduardo Carneiro, o UP com Rafael Freire, além do PSB que sinaliza candidatura, mas nem nome para encabeçar a chapa apresentou. Sem contar partidos como PSOL, que também estarão marcando presença na disputa.

NA BALANÇA

O que deve pesar na hora da escolha será mesmo o tempo de guia eleitoral na TV. Os partidos majoritários vão em busca de partidos com melhor tempo para agregar na hora da onça beber água, principalmente para a pré-candidatura do prefeito Luciano Cartaxo, que tem garantido apenas 6,03 segundos de guia eleitoral na tv.

QUEM SAI NA FRENTE

Considerando os principais pré-candidatos de João Pessoa, o PP de Cícero Lucena terá 41,82 segundos, o MDB de Nilvan Ferreira terá 37,61 segundos, o PSB de Ricardo Coutinho terá 35,50 segundos. O DEM de Raoni Mendes terá 32,34 segundos, mesmo tempo do PSDB de Ruy Carneiro, enquanto o PTB de Wilson Filho terá 12,34 segundos.

BASTIDORES

Diante do atual quadro, o PV do prefeito Luciano Cartaxo tenta se articular para impulsionar a pré-candidatura de sua indicada e estaria recorrendo ao PSB de Ricardo, que tem mais de 35 minutos de guia, para firmar aliança. Juntos, os dois somariam 42 segundos e justificariam a união para combater um adversário em comum – Cícero Lucena e, de quebra, o Cidadania, caso a legenda também deseje seguir ladeada à pré-candidatura do caboclinho.

NATURAL

Por falar em Cidadania, Raoni Mendes tem tratado como natural a possibilidade de o partido do governador João Azevêdo marchar com outra pré-candidatura. O ex-deputado, que foi o mais votado nas eleições de 2008 em João Pessoa, para vereador, se agarra em crenças conservadoras, sobretudo religiosas, como carros chefes de sua pré-campanha e vai mesmo colocar a cara a tapa na corrida eleitoral que se avizinha.

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF deflagra 11ª fase da operação ‘Rescue’ contra armazenamento de material pornográfico infantil no Sertão da PB

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a 11ª fase da operação ‘Rescue’, com o…

26 de novembro de 2024

PMJP injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…

26 de novembro de 2024

Operação Stakeholders do FICCO/PB desarticula facção criminosa em João Pessoa e região

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…

26 de novembro de 2024

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…

26 de novembro de 2024

Com 13 deputados, PSOL decide ter candidato próprio contra Hugo Motta à presidência da Câmara

A bancada do PSol vai lançar o deputado pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) como candidato à…

26 de novembro de 2024

Com obrigatoriedade judicial, CBF pode não garantir continuidade da Copa do Nordeste após 2025

Após cumprir a obrigação judicial de organizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de…

26 de novembro de 2024