A política paraibana foi surpreendida hoje por uma revelação do jornal O Globo: uma ala do Partido dos Trabalhadores (PT) tentou emplacar um nome na chapa do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, como vice-prefeito, numa tentativa de “furar o olho” do PSB, que conta com o atual vice de Cícero, Léo Bezerra (PSB), e deve indicá-lo novamente nas eleições deste ano.
A movimentação do PT causa uma certa surpresa porque no cenário nacional, PT e PSB têm caminhado juntos, evidenciado pela presença de Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente de Lula (PT). Na Paraíba, essa aliança também é vista, com os deputados do PT integrando a base do governador João Azevêdo (PSB). Como será que o PSB viu essa tentativa de ser passado para trás?
Se por um lado a aliança entre PSB e PT na Paraíba é apenas um fato praticamente “ordinário”, o mesmo não pode ser dito da colaboração entre João e Cícero. Os dois são praticamente “unha e carne” desde 2020, quando Léo Bezerra foi indicado o vice do atual prefeito da Capital. Juntos, eles promovem obras e serviços que melhoraram a infraestrutura e a qualidade de vida em João Pessoa, rompendo um histórico negativo de desavenças entre prefeitos da capital e governadores do estado.
A decisão do PT de tentar assegurar a vice-prefeitura na chapa de Cícero Lucena pode ser vista como uma tentativa de assegurar um palanque para Lula ou o candidato do PT a presidente em 2026. No entanto, a tentativa de “passar a perna” no PSB, agora sabidamente mal-sucedida, pode gerar um atrito e deteriorar a sua relação com o PSB da Paraíba.
Feliphe Rojas
PB Agora
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…