A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi palco de mais um embate político nesta quarta-feira (12), quando a vereadora Eliza Virginia (PP) apresentou um requerimento ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos). O pedido feito pela parlamentar faz um apelo para que o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 seja colocado em pauta para discussão.
Em seu requerimento, Eliza Virginia defendeu que o presidente da Câmara, Hugo Motta, cumpra o compromisso assumido com a direita brasileira e com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ela, também apoiou o movimento. Ela fez uma declaração enfática, afirmando: “Faço votos que Hugo Motta seja muito corajoso para manter a sua palavra, o acordo que foi feito com toda a direita brasileira, com o Jair Bolsonaro, com os deputados que votaram nele”.
A proposta de anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, que geraram grande repercussão em todo o país, tem gerado um clima tenso nas discussões políticas. Para Eliza Virginia, a medida é uma forma de pacificação, enquanto, para muitos de seus colegas, a anistia é vista como uma tentativa de impunidade e uma afronta à democracia brasileira.
Rebote de Marcos Henriques (PT)
O requerimento de Eliza Virginia não passou despercebido por outros vereadores, especialmente pelo vereador Marcos Henriques, do Partido dos Trabalhadores (PT). Em uma declaração contundente, Marcos criticou duramente a proposta, afirmando que os responsáveis pelos atos de vandalismo e violência contra as instituições democráticas no dia 8 de janeiro devem ser punidos com rigor. “Os culpados pelo 8 de janeiro atentaram contra a democracia brasileira e devem pagar com o rigor da lei”, afirmou o vereador.
Marcos Henriques também fez duras críticas ao presidente da Câmara, Hugo Motta, e ao alinhamento de sua postura com os que apoiam a anistia. “Espero que o Hugo Motta não tenha se vendido para poder ser o presidente da Câmara Federal a todo custo. Acho que se isso acontecer, ele já começou muito ruim dando declarações totalmente desconhecendo a tentativa de GOLPE”, declarou o parlamentar do PT, fazendo referência ao que ele considera uma tentativa de golpe por parte dos manifestantes de 8 de janeiro.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O resultado do levantamento do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), trouxe um…
Oportunidade para se aprender a tocar um instrumento. O Centro Cultural em João Pessoa, localizado no…
Com mais de 11 mil vagas disponíveis, a rede municipal de ensino de Campina Grande,…
O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem dito a pessoas próximas que…
O levantamento nacional realizado pelo Ranking de Competitividade dos Municípios (acesse: rankingmunicipios.org.br), divulgado ontem pelo…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista que apresentou uma proposta ao governo para…