Categorias: Política

Apenas 5% dos candidatos fizeram registro na Paraíba

PUBLICIDADE

Apenas 5% dos candidatos fizeram registro na Paraíba; servidores da Justiça Eleitoral estão em greve

 

Esta quinta-feira (5) é o último dia para o registro das candidaturas em todo o País. Na Paraíba, o calendário eleitoral está ameaçado de sofrer alterações, já que os servidores da Justiça Eleitoral estão em greve desde a última segunda no estado. Até esta terça-feira, apenas 5% dos registros de candidatos haviam sido efetuados, segundo o comando de greve na capital.

 

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, a paralisação se concentra principalmente nos cartórios eleitorais. "Estamos tentando fazer com que seja aprovado nosso Plano de Cargos e Salários (PCS), que desde 2009 tramita no Congresso Nacional e o objetivo da greve não é atrapalhar o processo eleitoral, mas abrir um canal de negociação com o Governo", explicou.

 

 

Ainda segundo Marcos, o movimento é nacional e deve ser intensificado hoje e amanhã em todo o País. "Estamos com representação em Brasília e, além de São Paulo e Mato Grosso, outros estados também devem aderir à paralisação nesta quarta e quinta-feira".

 

Para garantir que os partidos consigam efetuar os registros de seus candidatos, agentes da Polícia Federal estão de plantão nos cartórios eleitorais. Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores, a greve dos servidores está respeitando todos os aspectos legais, inclusive a margem de funcionamento de 30% dos serviços.
 

Em reunião com o TRE-PB nesta terça-feira (3), a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que já enviou à Comissão do Congresso Nacional, que vai analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, as pré-propostas orçamentárias do Judiciário Eleitoral, nas quais já foram previstos recursos para atender à demanda dos servidores. “Todas as propostas foram encaminhadas sem qualquer tipo de embargo nem obstáculos, contando com esses recursos. Isso significa dizer que os servidores já tem a sinalização, tanto da Justiça Eleitoral, quanto, num primeiro momento, do Congresso Nacional, da vontade de que existam esses recursos para o reajustamento dos servidores”, disse.

 

INTERIOR – Em Campina Grande, Agreste paraibano, os servidores da Justiça do Trabalho, Eleitoral e Federal programaram para esta quarta-feira (4) uma mobilização solidária, que será realizada no Fórum Irineu Joffily. Durante o ato, serão entregues cestas básicas à Associação dos Moradores da Estação Velha, comunidade localizada no entorno do complexo judiciário.
 

 

NE10

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perseguição pelas ruas de Mamanguape termina em tiroteio e suspeito ferido e preso pela PRF

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024