A corrida eleitoral para a Câmara dos Deputados garantiu a vaga para apenas cinco candidatos de apelo popular. Durante a disputa nos estados, não faltaram nomes na longa lista de famosos, como ex-jogadores de futebol, celebridades e artistas. Mesmo com as previsões otimistas, a popularidade dos postulantes não surtiu efeito nas urnas e falhou na hora de garantir o resultado satisfatório na disputa eleitoral.
O Congresso em Foco verificou os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Da longa lista de famosos, elegeram-se: o ex-jogador Romário (PSB-RJ), com 1,84% dos votos válidos, o humorista Tiririca (PR-SP), com 6,35%, o ex-jogador do Grêmio Danrlei, com 2,90%, Stepan Nercessian (PPS-RJ), com 1,84% e Jean Wyllys (Psol-RJ), com 1,05% dos votos. Tiririca foi o deputado mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.
As expectativas e avaliações eram satisfatórias para alguns candidatos que despertaram a simpatia do eleitorado ao longo da disputa. Entretanto, a dificuldade de aferir as intenções de voto, por se tratar da disputa proporcional e alto número de candidatos, confirmou alguns prognósticos que já haviam sido antecipados por especialistas.
Diretor de marketing do Instituto Dados, Renato Riela já havia traçado um cenário de incertezas. Segundo ele, embora algumas pesquisas tenham indicado um favoritismo convincente de alguns famosos, a decepção não deve ser encarada como uma surpresa. “As pesquisas para a eleição proporcional são mais incertas. Ao contrário da disputa majoritária, onde há menos dificuldade e verificar a preferência do eleitor, a corrida para a Câmara dos Deputados reserva sempre algumas surpresas”, avalia Renato Riela.
Congresso em Foco
Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…
Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…
O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…
Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…
O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…