Apesar da PB apresentar aumento da participação dos jovens aptos a votar nestas eleições, números estão longe do recorde

PUBLICIDADE

Apesar das campanhas nacionais e estaduais dos tribunais eleitorais, visando o aumento da participação dos jovens no processo eleitoral e de que o número de jovens entre 15 e 17 anos que emitiram o título de eleitor tenha crescido na Paraíba e já ultrapassa o quantitativo da última eleição, analisando o quadro dos últimos dez anos, os percentuais, ainda não são tão auspiciosos.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que foram contabilizados até o último dia 18 de abril. De janeiro a abril deste ano, 56,7 mil jovens se alistaram para votar, enquanto em 2020, foram registradas 50,8 mil emissões. O prazo para a emissão do documento termina no próximo dia 4 de maio. Para essa faixa-etária o voto não é obrigatório, no entanto, eles têm decidido por exercer a sua cidadania desde cedo. Em 2022, a população brasileira vai às urnas decidir o presidente da República, governadores estaduais e deputados estaduais, federais e distritais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, entre janeiro e março deste ano, o país ganhou mais de 1,1 milhão de novos eleitores. O resultado positivo é remetido pelas diversas campanhas realizadas pelo Tribunal nas últimas semanas para incentivar essa faixa-etária a votar. Além disso, influenciadores digitais e artistas têm feito divulgações por conta própria sobre a emissão do título. Apesar do número expressivo na Paraíba, o registro não se compara à quantidade de jovens que decidiram votar nas eleições de 2012, por exemplo.

Há 10 anos, 108,5 mil novos eleitores entre 15 e 18 anos optaram por participar das eleições daquele ano. Desde então, o percentual foi de queda na Paraíba e no Brasil, com exceção das eleições de 2016, que obteve um expressivo aumento. Em 2014, foram 60,1 mil alistamentos na Paraíba e 2,4 milhões no país; em 2016 foram registrados 78,2 mil emissões no Estado e 3,3 milhões no Brasil; enquanto em 2018 esse número foi de 52,6 mil e 2,5 milhões, respectivamente.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024