Após 22 anos de filiação, João Doria anuncia saída do PSDB: “Cabeça erguida”

PUBLICIDADE

Após 22 anos da filiação ao PSDB, o ex-governador de São Paulo João Doria anunciou, nesta quarta-feira (19), sua desfiliação do partido. “Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições”, afirmou o agora ex-tucano.

“Inspirado pelas ideias e virtudes de nomes como Franco Montoro, José Serra, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, busquei cumprir uma missão política e partidária pautada na excelência da gestão pública, num estado menor e em favor de uma sociedade mais justa e menos desigual”, disse Doria.

No comunicado, o ex-governador destacou que, enquanto atores da política se omitiam durante a pandemia de Covid-19, lutou para que o povo tivesse acesso a uma vacina contra a doença que já matou mais de 600 mil brasileiros.

“Atuei, acima de tudo, pela defesa da vida e da saúde dos brasileiros. Jamais cedi ao negacionismo ou a falsidades que contrariam a ciência. Tenho muito orgulho do sucesso liderado por São Paulo que ajudou a salvar 124 milhões de vidas no Brasil, que tomaram a vacina do Butantã”, afirmou.

Segundo o comunicado, o agora ex-tucano deseja ao PSDB que siga em defesa da democracia. “Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade do progresso social.”

PSDB

O PSDB, que governou o Brasil duas vezes com Fernando Henrique Cardoso, encolheu nas eleições 2022. Na Câmara dos Deputados, a legenda saiu dos atuais 23 deputados para 18. No Senado, o partido nem sequer elegeu candidato. Esse é o pior resultado da legenda desde 1998.

O partido também encolheu nas disputas aos governos dos estados. O caso mais emblemático é o de São Paulo, berço político do PSDB, onde Rodrigo Garcia (PSDB), que atualmente comanda o Executivo paulista, ficou em terceiro lugar, com 4.296.293 votos (18,4%). O segundo turno vai ser disputado entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).

O PSDB ainda vai disputar o segundo turno em quatro estados: Rio Grande do Sul, entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL); em Mato Grosso do Sul, com Eduardo Riedel (PSDB) contra Capitão Contar (PRTB); em Pernambuco, com Raquel Lyra (PSDB) contra Marília Arraes (Solidariedade); e na Paraíba, onde Pedro Cunha Lima (PSDB) vai enfrentar João Azevedo (PSB). Em todos esses estados, os tucanos chegaram em segundo lugar.

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Carlão pelo Bem deve assumir presidência da Câmara de João Pessoa após afastamento de Dinho 

O vereador Carlão pelo Bem (PL), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP),…

18 de outubro de 2024

Regras do Pix mudam e ficam mais rígidas a partir de novembro; confira

A partir de 1º de novembro, o Pix terá regras mais rígidas para garantir a…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Em nota, presidente da CMJP nega envolvimento em operação e se diz alvo de ataques eleitoreiros

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, emitiu uma nota à…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024