Após conversar com Lula, Gleisi e Padilha, Veneziano anuncia que posição do MDB para 2º turno em JP é de “livre escolha”

PUBLICIDADE

O presidente estadual do MDB na Paraíba, Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), anunciou nesta quarta-feira (16) que a posição do MDB paraibano em relação ao 2º turno das eleições municipais em João Pessoa é de “livre escolha” para os filiados do partido. Com isso, os emedebistas pessoenses ficarão à vontade sobre em quem votar para prefeito neste 2º turno.

A decisão foi tomada após Veneziano manter conversas, em Brasília, com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; e com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. Além disso, como presidente estadual do MDB-PB, Veneziano disse que ouviu todos os que participaram do processo eleitoral no 1º turno, quando o partido indicou a filiada Amanda CSI para compor a chapa ao lado do candidato Ruy Carneiro.

Ele lembrou que, em João Pessoa, o MDB reelegeu o vereador Milanez Neto, e agradeceu aos que participaram e colaboraram para que, em toda a Paraíba, o MDB pudesse alcançar resultados que reposicionaram a legenda, com a eleição de 23 prefeitos, 32 vice-prefeitos e mais de 250 vereadores.

Veneziano lembrou que para este 2º turno em João Pessoa, o partido teria três opções. A de apoio ao candidato Marcelo Queiroga foi logo descartada. “Com todo o respeito à figura do ex-ministro Marcelo Queiroga, ele não poderia contar com nossa participação. Ele tem o respeito e o reconhecimento pessoal, mas representa, ao lado de seu grupo, tudo o que é antagônico aos conceitos do MDB, aos nossos posicionamentos e à defesa intransigente que nós fazemos, ao lado do presidente Lula, pela nossa democracia, pelas nossas instituições, por políticas públicas sociais e por desenvolvimento econômico”.

As outras opções. Lembra Veneziano, seriam a de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena ou dar autonomia e livre decisão aos integrantes, correligionários e simpatizantes do MDB. “E foi esta a opinião que prevaleceu, a de que o MDB, diante desse cenário posto, dê aos seus defensores, àqueles que participaram do processo e que tem o entendimento da realidade local, a livre decisão de fazerem as suas escolhas. Esse é o nosso sentimento e é em respeito aos princípios que sempre caracterizaram o MDB, de poder democratizar e coletivizar as nossas decisões, que o partido tem se mostrado crescente e haverá de continuar a ser essa legenda em nosso país”.

Veneziano ressaltou ainda que toda a discussão para a tomada de decisão passou, também, pelos contatos mantidos em Brasília. “Evidentemente essa decisão se deu após os contatos que eu, pessoalmente, mantive com o presidente Lula. Os senhores e as senhoras bem sabem da relação que temos com o presidente, que é pessoal, antes mesmo de ser uma relação política e institucional. Conversei também com a presidente Gleisi Hoffman e com o ministro Alexandre Padilha e todos eles entenderam a posição do MDB em João Pessoa”.

Veja vídeo de Veneziano anunciando o posicionamento:

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Identidade cultural paraibana fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

19 de dezembro de 2025

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025