Após declaração com interpretação duvidosa, Cabo Gilberto explica projeto que prevê redução de até 1/3 dos parlamentares

PUBLICIDADE

Após a repercussão negativa sobre as declarações a respeito de uma possível redução de deputados federais eleitos pela Paraíba, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) explicou o seu Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir o número de parlamentares que compõem o Congresso Nacional. Ele negou que a sua proposta buscasse reduzir o número de parlamentares para cinco por cada estado.

“Para reduzir para cinco não. Veja só como foi o projeto que eu fiz. Fizemos um para reduzir o número de parlamentares de todo o Brasil, temos 513 deputados”, afirmou o deputado em entrevista à Rádio POP FM na noite dessa segunda-feira (28).

A ideia central do projeto consiste em uma redução no número de parlamentares, com a previsão de até um terço dos cargos serem eliminados. Segundo Cabo Gilberto, essa redução impactaria tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal. “Eu sou favorável a um terço do Parlamento ser reduzido tanto na Câmara Alta, que é o Senado Federal, para reduzir por dois senadores por estado, bem como para a Câmara Federal”, explicou.

Ao abordar o funcionamento prático da proposta, o deputado destacou que os números seriam ajustados de acordo com a população de cada estado. “No mínimo, cinco deputados, dependendo do estado e da sua população, e no máximo 50. Então, São Paulo, de 70, vai ficar com 50. Na Paraíba, iríamos fazer o cálculo através de uma lei complementar, mas desde que no final o Brasil não teria mais do que 342 deputados fixados na Constituição Federal.”

Cabo Gilberto também apontou que já existem apoios para o projeto. “Já temos mais de 60 assinaturas. Precisa de um terço do Parlamento.” No entanto, ele ressaltou que sua discordância está relacionada ao formato proposto por outros políticos para efetuar a redução. “O que eu sou contra é ser reduzido como eles querem aí. Assim é bom demais: querem reduzir dois deputados da Paraíba.”

O deputado concluiu sua declaração abordando a preocupação com o impacto nas emendas parlamentares e no financiamento das representações estaduais. “Não é porque Cabo Gilberto foi um dos mais votados. Não é isso, amigo. É porque não tem necessidade de ter 513 deputados. Nós temos 12 deputados hoje. Se for reduzido para 10, ou para nove, pegamos os 12 deputados, o valor das emendas dos deputados, e dividiremos por um número que ficaria para a Paraíba não perder as suas emendas. Para deixar claro, eu seria reduzido é o número de deputados, mas não dos recursos que vêm para a Paraíba.”

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024