Após derrota Nilvan entra com AIJE contra Panta, Jackson Alvino e Ednaldo

PUBLICIDADE

O comunicador e ex-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, por meio do seus advogados adentraram ontem (16), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra o atual prefeito, Emerson Panta (PP), o prefeito eleito, Jackson Alvino, e o vice-prefeito eleito, Ednaldo Pereira.

No documento, Nilvan alega que os investigados praticaram abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2024. De acordo com o documento, houve contratação excessiva de servidores por excepcional interesse público, aumentos gradativos próximos ao período eleitoral e descumprimento de determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Ainda segundo a ação, “em 2021, primeiro ano da gestão do investigado, ainda prefeito Emerson Panta, a quantidade de contratados por excepcional interesse público […] foi de apenas 04 servidores. Já no ano de 2022, sem qualquer alteração no quadro de servidores efetivos, foram contratados 462 novos servidores por excepcional interesse público”.

A petição destaca que em 2024, ano eleitoral, até o mês de agosto, foram contratados 1.433 novos servidores por excepcional interesse público. Caso seja aceita, além de Emerson Panta ter seus direitos políticos cassados, o prefeito eleito, Jackson Alvino, e o vice, Ednaldo, podem perder o mandato e não assumir a prefeitura. “Um escândalo em ano eleitoral com um aumento de 770 servidores a mais para o ano das eleições”, afirma o documento. Conforme a ação menciona que o TCE-PB emitiu alertas à gestão municipal devido ao aumento exorbitante de contratações. “O Tribunal de Contas do Estado, atento a esta situação, realizou uma auditoria temática […] detectou que 15 municípios paraibanos são responsáveis por 50,49% do total de contratados por excepcional interesse público em todo o estado, ocupando Santa Rita a 4ª posição”, diz a ação.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia prende suspeito de matar e decapitar jovem em Cruz do Espírito Santo

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar na cidade de Santa Rita, conseguiu ontem…

17 de outubro de 2024

Homem bate em árvore e morre logo após roubar moto na cidade de de Nazarezinho

Um homem não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de ontem (16), na cidade…

17 de outubro de 2024

Confira qual o único prefeito paraibano que conseguiu unir em sua coligação o PT de Lula e PL de Bolsonaro

As coligações em que PT e PL estiveram juntos elegeram 49 prefeitos no país nas…

17 de outubro de 2024

No amor e na política: casados, deputada e prefeito paraibanos já planejam dobradinha para o legislativo para 2026

A combinação de amor e política pode ser uma receita poderosa para o sucesso eleitoral,…

16 de outubro de 2024

Time de Lula encerra ‘tempo de escuridão e intervenção’ na UFPB, afirma presidente do PT-PB após nomeação de nova reitora

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackson Macedo, usou seu perfil numa rede…

16 de outubro de 2024

João Azevêdo autoriza investimentos de R$ 5,1 milhões na agricultura familiar

O governador João Azevêdo realizou, nesta quarta-feira (16), no Espaço Cultural José Lins do Rego,…

16 de outubro de 2024