Fim de gestão: após derrota nas urnas, prefeito de Bayeux abandona cidade e vereador denuncia descaso no MP
O vereador Magno Gonçalo (PMDB), do município de Bayeux, apresentou nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal da cidade, um voto de repúdio ao prefeito Jota Júnior (PMDB) pelo descaso com a coleta de lixo na cidade após a derrota nas eleições de 2012. Segundo o parlamentar, depois de não conseguir eleger a candidata Sara Cabral (DEM) como sua sucessora, o prefeito simplesmente entregou o município às baratas e sumiu.
O parlamentar disse que já ofereceu uma denúncia no Ministério Público da Paraíba para que seja ajuizada uma ação civil pública contra o município de Bayeux.
A falta do serviço dificulta ou inviabiliza o escoamento pluvial em decorrência do acúmulo de detritos, sendo um dos principais fatores de alagamentos em diversos pontos, além de que atrai baratas, ratos e consequentemente doenças para a população.
“É inadmissível que um gestor, apenas porque não conseguiu eleger seu candidato vire às costas para a população que lhe confiou o voto por dois mandatos”, lamentou.
Essa não é a primeira vez que a coleta de lixo é alvo de denúncias na cidade de Bayeux. Ainda durante o mandato, a prefeitura, sob a gestão de Jota Júnior, foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, conhecida como CPI o Lixo, no entanto, essa não foi adiante devido a uma determinação judicial.
“Agora, para nossa surpresa, o mesmo problema que foi o fator determinante da nossa CPI volta à tona o que só alerta as autoridades competentes para tomar providências”, desabafou.
PROTESTO
De acordo com o vereador, a população está revoltada com o descaso e já planeja um protesto para colocar o lixo acumulado em frente à sede municipal da prefeitura. “A população está revoltada, ninguém aguenta mais tanto lixo”.
OUTROS CASOS
A ausência da coleta do lixo em municípios em que gestores não conseguiram a reeleição, ou até mesmo não conseguiram eleger seus candidatos não é peculiar apenas ao município de Bayeux. Outros casos já foram denunciados às autoridades competentes e também à imprensa, a exemplo dos municípios de Itabaiana e Mulungu, onde a população enfrenta o mesmo problema.
Leia também
Após boicotar transporte de estudantes, prefeita derrotada nas urnas entrega cidade às baratas
Márcia Dias
PB Agora
Em reunião marcada por tumulto entre deputados e manifestantes, a Comissão de Constituição e Justiça…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), entregou na noite de ontem…
Em sessão plenária realizada ontem (27), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atendeu parcialmente…
Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…