Após operação da PF, juiz eleitoral solitica tropas federais para garantir segurança em São Bento e também em Paulista

PUBLICIDADE

O juiz eleitoral Rusio Lima de Melo, da 69ª Zona Eleitoral, requisitou o envio de tropas federais para atuar nos municípios de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba, nas Eleições Municipais de 2024. A solicitação foi feita nesta quinta-feira (26), motivada pelo “clima de tensão” que tem se instalado na região, com o objetivo de garantir a segurança dos eleitores e o livre exercício do voto.

O magistrado destacou que a medida busca assegurar que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, garantindo a liberdade e a segurança dos eleitores. “Esse pedido visa a proteger o direito de cada cidadão de votar sem interferências ou coações”, afirmou o juiz em nota.

O pedido de tropas será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com previsão de votação no plenário nesta sexta-feira (27) ou na próxima segunda-feira (30). Após a deliberação do TRE-PB, o caso será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela decisão final sobre o envio das tropas federais.

Apenas juízes eleitorais têm a prerrogativa de solicitar a presença de tropas federais, que só podem ser autorizadas pelo TSE. A medida é considerada uma ação preventiva, reforçando a atuação das forças de segurança locais, que, de acordo com o juiz, já desempenham um excelente trabalho na região.

Operação da Polícia Federal contra crimes eleitorais em São Bento

Ainda na quinta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a operação “Coactum” em São Bento, cumprindo 22 mandados de busca e apreensão para investigar crimes de compra de votos e aliciamento violento de eleitores. Durante a ação, foram apreendidas diversas armas, incluindo uma metralhadora .40, pistolas, revólveres, além de celulares e documentos que podem estar relacionados aos crimes eleitorais.

Duas pessoas foram presas em flagrante por posse de armas de uso restrito. A Polícia Federal revelou que os suspeitos utilizavam a violência para coagir eleitores, interferindo diretamente no processo democrático.

Um dos alvos da operação foi o candidato a vice-prefeito da cidade, Rafinha Banana.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464