Artesãos paraibanos participam do 18° Salão do Artesanato de São Paulo

PUBLICIDADE

Dez artesãos do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) participam, a partir desta quarta-feira (28), da 18ª edição do Salão do Artesanato de São Paulo, realizado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Selecionados por edital de chamamento público, os artesãos vão expor, até o próximo domingo (1°), o melhor do artesanato da Paraíba em oito tipologias: bordado, couro, crochê, fibra, macramê, madeira, renda renascença e tecelagem.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, desejou boa sorte aos artesãos que participam do Salão do Artesanato de São Paulo e destacou a importância de apoiar o segmento em eventos como esse. “A participação dos nossos artesãos e artesãs num evento como o Salão de São Paulo, que chega à sua 18ª edição, significa oportunidade de negócios, de geração de renda, mas também de divulgação das nossas riquezas, da nossa cultura. O artesanato produz inúmeros benefícios para o nosso Estado, por isso é encarado de maneira séria pela gestão do governador João Azevêdo”, observou.

Com a participação de artesãos de 22 estados do País mais o Distrito Federal, o tema do 18° Salão do Artesanato de São Paulo é “A Arte fora de Série”, reunindo apresentações artísticas e peças que serão comercializadas e apreciadas pelo público, em suas mais diversas tipologias, como cerâmica, fios, metais, bordado e tecido.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também ressaltou a importância da participação dos artesãos paraibanos no Salão do Artesanato de São Paulo. “Com os investimentos da gestão do governador João Azevêdo, com parceiros como o Sebrae, o artesanato paraibano tem se consolidado, mostrado a sua total viabilidade econômica, por isso é tão importante aproveitar uma vitrine como essa, que é o Salão de São Paulo”, acrescentou.

Entre os municípios presentes na capital paulista desta quarta até o próximo domingo, está Barra de Santa Rosa, localizado no Curimataú paraibano, representado pela participação inédita da Comunidade de Cuiuiu, tradicional na elaboração de peças tendo como matéria-prima o sisal. A artesã Luciana Mota não esconde a expectativa com a participação no Salão de São Paulo nem o que preparou para mostrar aos paulistas e aos turistas do Brasil e de vários países do mundo. “Trabalho com o sisal há mais de 20 anos e estou muito feliz em poder mostrar as nossas peças em luminárias, bandejas de vários modelos, tapetes e moda praia”, adiantou, sem também esconder a expectativa de bons negócios.

Julieta Estêvão é do município de Araruna. Expectativa para boas vendas não faltam, mas também de divulgar ainda mais o macramê, tipologia que até alguns anos andava meio esquecida. “Faz 25 anos que eu participo de feiras, incluindo o Salão do Artesanato Paraibano. Mas devo dizer que, a cada evento, a expectativa se renova, principalmente para nós, que fazemos a Associação dos Artesãos de Araruna, com o nosso carro-chefe, que é o macramê contemporâneo, o que nos permite fazer peças de roupas diferenciadas, com bom acabamento, boa fixação dos pontos. E o que estamos esperando é que tenhamos um êxito de vendas e de conhecimento do nosso produto”, comentou, revelando o sonho para que Araruna “volte a ser a cidade do macramê”.

A 18ª edição do Salão do Artesanato de São Paulo será realizada até domingo, das 11h às 21h, no Pavilhão da Bienal, com entrada franca.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jane Panta diz que está focada nas eleições de Santa Rita, mas que irá se pronunciar sobre seu posicionamento na ALPB

Em entrevista à imprensa paraibana a deputada estadual Jane Panta, esposa do atual prefeito de…

18 de setembro de 2024

Presidente da Fiep confirma participação de Paulo Câmara em lançamento de linhas de crédito, em CG

Em entrevista à imprensa paraibana, o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, (FIEPB), Cassiano…

18 de setembro de 2024

Vice-presidente do PSD de CG anuncia apoio a Pâmela Vital por uma das vagas na CMCG

Por meio das suas redes sociais, o ex-deputado estadual Cabo Sérgio Rafael e vice-presidente municipal…

18 de setembro de 2024

Justiça condena a 20 anos homem que matou vizinho após briga no Bairro dos Estados, em João Pessoa

A justiça paraibana, condenou Herbert de Luna Soares a 20 anos de prisão em regime…

18 de setembro de 2024

Aposta em cidade de Pernambuco, leva sozinha R$ 81 milhões na Mega-Sena

Uma aposta feita na cidade de Timbaúba em Pernambuco acertou sozinha as seis dezenas da…

18 de setembro de 2024

MPF denuncia 9 pessoas por lavagem de dinheiro ligada à máfia italiana na Paraíba

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra três italianos e seis brasileiros por envolvimento…

17 de setembro de 2024