Categorias: Política

Ausência da Energisa em sessão especial na Assembleia causa revolta

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A ausência de representantes da Energisa numa sessão especial realizada hoje (19), na Assembleia Legislativa, causou revolta em vários representantes de entidades dos movimentos sociais. Segundo eles, isso representa uma falta de respeito ao consumidor paraibano. O deputado estadual Frei Anastácio (PT), autor da propositura, irá solicitar a realização de uma audiência pública para discutir o mesmo assunto.

 

“Com a realização de uma audiência pública, a Assembleia realiza uma convocação aos diretores da Energisa. Se eles não comparecerem serão punidos judicialmente”, disse o deputado. Entre os temas que seriam discutidos estava a Tarifa Social para Índios, Quilombolas e o fechamento dos postos de atendimento ao consumidor, principalmente, para boa parte dos municípios de interior do Estado.

 

Muitas autoridades estaduais e federais também não compareceram à sessão. Entre elas, os representantes do Ministério Público Estadual e Federal, PROCON estadual e Curadoria do Cidadão.

 

O deputado disse que quando o sentimento e a preocupação giram em torno de um aumento de tarifa de energia, regulamento dos medidores eletrônicos, serviços pré-pagos, tarifa social e o fechamento de postos, há a preocupação sobreo que isso pode representar para o bolso do consumidor, principalmente da população carente.

 

“Cabe a todos nós, autoridades públicas e segmentos organizados fazer o debate em torno dos serviços prestados pela Energisa e buscar as saídas necessárias para a população usuária desses serviços”, argumenta o petista.

 

Outro tema, de acordo com o deputado, é sobre o regulamento dos medidores eletrônicos de consumo de energia, que vai automatizar e promover, segundo a ANNEL, uma inteligência à infraestrutura que leva eletricidade até a casa dos consumidores. Pelo regulamento, empresas só renovarão concessões de energia após melhoria na qualidade dos serviços. Ainda de acordo com o regulamento, os titulares das unidades consumidoras deverão fornecer informações sobre os valores de tensão e de corrente; identificação do posto tarifário corrente e data e horário de início e fim das interrupções de curta e de longa duração ocorridas nos últimos três meses.

 

Redação com Assessoria

 

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