Em tempos em que as instituições e a sociedade estão mobilizadas para evitar a proliferação do coronavírus, e que lavar as mãos é uma forma de prevenir a nova pandemia, a falta de água se constitui em um perigo. Em Campina Grande, em plena “quarentena” desde ontem que falta água em alguns bairros da cidade. A população reclama porque a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA}, suspendeu o abastecimento e ainda não informou quando os reparos na rede serão concluídos.
Em Vila Cabral de Santa Terezinha, Jardim Ataláia e localidades próximas, falta água há mais de 12h. Sem água nas torneiras, os moradores reclamam pois, segundo ele, não houve tempo suficiente para se prepararem para enfrentar o “racionamento” forçado.
A dona de casa Letícia dos Santos, disse que a água que tem armazenada em casa só é suficiente para fazer a comida, e até as exigências de lavar as mãos como forma de se proteger do coronavírus, está difícil.
Outros moradores reclamam da falta de água, e esperam que até o final do dia, a Cagepa se posicione visto que o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está com uma significativa recarga de água.
A Companhia ainda não avisou se interrompeu o abastecimento para fazer algum conserto no sistema de abastecimento.
Em nota, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) explicou o motivo. Segundo o comunicado da Cagepa a falta d’água que vem ocorrendo nas últimas horas é consequência das fortes chuvas com raios e descargas elétricas que danificaram equipamentos na Estação Elevatória de Água Bruta na cidade de Boqueirão.
Severino Lopes
PB Agora