A Paraíba o tempo todo  |

Bancada do PSB pressiona por federação com o PT e apoio a Lula; Gervásio diz que só existe pequenos ‘entraves’

Um grupo de 19 dos 30 deputados do PSB divulgou nesta semana uma nota em apoio à candidatura do ex-presidente Lula e à formação de uma federação do partido com o PT, o PCdoB e o PV. “A federação dos partidos progressistas é a base da unidade das forças democráticas para vencermos as eleições de 2022, que será plebiscitária acerca da Constituição de 1988; para eleger maior número de parlamentares alinhados com o seu Programa de Governo e dar garantias para a governabilidade, fator essencial de sustentação do futuro governo no ambiente de ameaça à democracia como esse que o país atravessa”, diz trecho da nota dirigida aos filiados e membros do diretório nacional da sigla. Em recente entrevista o presidente estadual do PSB, deputado federal Gervásio Maia Filho, disse, que os entendimentos para uma possível federação entre a sua legenda e o Partido dos Trabalhadores (PT) estão bastante avançados.

Deputados do PSB participaram na última terça-feira de uma reunião com o presidente do partido, Carlos Siqueira, e reforçaram o desejo de formar uma federação com PT. Mas Siqueira e outros dirigentes da legenda ainda resistem aos termos propostos pelos petistas e temem virar coadjuvantes no bloco. Está prevista para hoje (10) nova reunião entre Siqueira e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e outros dirigentes partidários das duas legendas para discutir a federação. A eventual filiação de Geraldo Alckmin também deve entrar na pauta.

Gervásio disse que reuniões semanais capitaneadas pelos dirigentes partidários estão definindo os moldes em que a união deve acontecer. O parlamentar revelou que o PT já apresentou uma proposta para a federação enquanto que o PSB fez algumas ponderações em cima dessas considerações, mas ressaltou, no entanto, que é preciso construir o consenso para gerar equilíbrio no acordo. “Tem alguns entraves que precisam ser solucionados, como por exemplo, como fica a candidatura nata. Aqui em Recife mesmo, temos o caso do prefeito João Campos, que está fazendo uma bela gestão e deve concorrer à reeleição”, afirmou.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe