Bancada do PSB pressiona por federação com o PT e apoio a Lula; Gervásio diz que só existe pequenos ‘entraves’

PUBLICIDADE

Um grupo de 19 dos 30 deputados do PSB divulgou nesta semana uma nota em apoio à candidatura do ex-presidente Lula e à formação de uma federação do partido com o PT, o PCdoB e o PV. “A federação dos partidos progressistas é a base da unidade das forças democráticas para vencermos as eleições de 2022, que será plebiscitária acerca da Constituição de 1988; para eleger maior número de parlamentares alinhados com o seu Programa de Governo e dar garantias para a governabilidade, fator essencial de sustentação do futuro governo no ambiente de ameaça à democracia como esse que o país atravessa”, diz trecho da nota dirigida aos filiados e membros do diretório nacional da sigla. Em recente entrevista o presidente estadual do PSB, deputado federal Gervásio Maia Filho, disse, que os entendimentos para uma possível federação entre a sua legenda e o Partido dos Trabalhadores (PT) estão bastante avançados.

Deputados do PSB participaram na última terça-feira de uma reunião com o presidente do partido, Carlos Siqueira, e reforçaram o desejo de formar uma federação com PT. Mas Siqueira e outros dirigentes da legenda ainda resistem aos termos propostos pelos petistas e temem virar coadjuvantes no bloco. Está prevista para hoje (10) nova reunião entre Siqueira e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e outros dirigentes partidários das duas legendas para discutir a federação. A eventual filiação de Geraldo Alckmin também deve entrar na pauta.

Gervásio disse que reuniões semanais capitaneadas pelos dirigentes partidários estão definindo os moldes em que a união deve acontecer. O parlamentar revelou que o PT já apresentou uma proposta para a federação enquanto que o PSB fez algumas ponderações em cima dessas considerações, mas ressaltou, no entanto, que é preciso construir o consenso para gerar equilíbrio no acordo. “Tem alguns entraves que precisam ser solucionados, como por exemplo, como fica a candidatura nata. Aqui em Recife mesmo, temos o caso do prefeito João Campos, que está fazendo uma bela gestão e deve concorrer à reeleição”, afirmou.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024