Categorias: Política

Base do prefeito de CG aprova aumento de impostos; vereador alega falta de debate junto ao povo

PUBLICIDADE

 A base de sustentação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) na Câmara Municipal de Campina Grande aprovou ontem (13), o novo Código Tributário Municipal. O Projeto de Lei Complementar (PLC), que vai aumentar as tarifas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Limpeza Urbana. A iniciativa já havia sido repudiada por lojistas e a população em protestos recentes no legislativo municipal. Para o vereador de oposição Olímpio Oliveira, que votou contra o projeto, os vereadores da base do prefeito não levaram a iniciativa a discussão junto ao povo, mas tão somente junto as grandes empresas da cidade.

Segundo a proposta enviada à Casa de Félix Araújo, pelo prefeito Romero Rodrigues, com as mudanças aprovadas, o novo projeto tributário promoverá reajustes efetivos na tabela, levando em consideração o ajuste na matriz fiscal, crescimento imobiliário na cidade e valores mais justos para pagamentos. Além disso, promoverá novas receitas a máquina pública e uma fiscalização mais eficiente.

Para Olímpio Oliveira, que votou contra o projeto, seria necessário mais tempo para discutir sobre a proposta e emendas efetivas para votação. “Esse projeto deveria ter sido discutido mais com o povo através do Orçamento Participativo, não somente com as grandes empresas e entidades de Campina.”, afirmou.

Em contrapartida, o vereador Alexandre do Sindicato que votou a favor da atualização, lamentou que muitos vereadores não apoiaram o projeto. “Temos que corrigir e diminuir os erros e injustiças, não temos o interesse de esconder a verdade e sim de manter o compromisso com o povo.”, destacou.

Em 2015 o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Artur Almeida condenou alta nos tributos federais, pois tais medidas refletem drasticamente no comércio paraibano. Sobre o aumento de impostos, o prefeito já havia recebido recentemente de sua bancada sinal positivo para aprovação do projeto na Casa. Participaram da reunião com o prefeito, além de Pimentel, os vereadores Ivonete Ludgério (PSD), Jóia Germano (PSDB), Nelson Gomes (PSDB) Lula Cabral (PMB), Ivan Batista (PSDB), Alexandre do Sindicato (PHS), João Dantas (PSDB), Hércules Lafite (PSC), Sargento Régis (PSC), Miguel Rodrigues (PSC) e Saulo Noronha (SD). Justificaram ausência Buchada, Orlandino Farias (PSC) e Marinaldo Cardoso (PRB) – mas já comunicaram ao prefeito apoio à iniciativa do Executivo.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secretário de Comunicação da PB defende conciliação com deputados do PP após pleito de 2024, e prevê perda mínima

O secretário de Comunicação da Paraíba, Nonato Bandeira, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, na…

22 de outubro de 2024

Aposentadoria de Arthur Cunha Lima no TCE-PB abre vaga para nova eleição e presidente confirma: “Vaga é da ALPB”

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) confirmou nesta terça-feira (22) a aposentadoria…

22 de outubro de 2024

De olho na presidência da Câmara, Hugo Motta espera contar com apoio do PT para ser eleito: “Caminhará conosco”

Cotado para suceder o deputado Artur Lira (PP) na presidência da Câmara Federal, o deputado…

22 de outubro de 2024

2º Turno: a partir desta terça-feira, eleitores de João Pessoa e Campina Grande não podem ser presos

Em decorrência da realização do 2º Turno das eleições municipais, eleitores das cidades de João…

22 de outubro de 2024

Paraíba aumenta em 549% o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS

O estado da Paraíba aumentou em 549% o número de cirurgias bariátricas realizadas para o…

22 de outubro de 2024

Paraíba Beach Games: Copa Nordeste de Futebol de Areia começa nesta quarta-feira

Após o sucesso das etapas do Circuito Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, tem…

22 de outubro de 2024