O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, ao comentar sobre a filiação do vice-presidente da República Hamilton Mourão à legenda, disparou críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o que fortalece a aliança do Republicanos, liderado por Hugo Motta na Paraíba, com o PSB e o PT de João Azevêdo e Lula, pré-candidatos a governador da Paraíba e presidente da República, respectivamente.
Em entrevista à Folha de SP, Marcos revelou que Bolsonaro tem atrapalhado as negociações para que o Republicanos atraia políticos nesta janela partidária para se reforçar de olho nas eleições deste ano e ameaçou deixar a base do presidente.
“O presidente Bolsonaro atrapalha o Republicanos a permanecer na base do governo com esse comportamento e atrapalha o Republicanos a crescer”, disse.
Na Paraíba, o cenário é completamente desfavorável para Bolsonaro. No mês passado, o Republicanos promoveu um grande evento de filiação e trouxe lideranças políticas ligadas ao governador João Azevêdo (PSB), como o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, o deputado federal Wilson Santiago, e o pré-candidato a deputado federal Raniery Paulino.
A expectativa do partido é de, inclusive, conseguir estar na majoritária de João ocupando a vaga de vice-governador. Porém, um dos requisitos exigidos por Azevêdo para escolher os componentes de sua chapa é o alinhamento com Lula, o que fica mais fácil caso o Republicanos saia mesmo da base de Bolsonaro.
Da Redação