Categorias: Política

Bira discute isenção do ISS para os guias de turismo

PUBLICIDADE

Bira se reúne com secretários do município para discutir isenção do ISS para os guias de turismo

Nessa terça-feira (19), o vereador Bira Pereira (PSB) se reuniu com o secretário da Receita do Município, Paulo Conde, com o secretário de Turismo, Francisco Linhares, e representantes dos guias de turismo de João Pessoa para discutir a implementação do Projeto de Lei Indicativo (PLI) que estabelece a isenção do pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS) para os guias de turismo que atuam na capital paraibana.

Esse PLI é uma propositura do vereador Bira, já aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e visa atender a uma antiga reivindicação do Sindicado dos Guias de Turismo do Estado da Paraíba (Singtur).

A categoria alega que o valor do ISS cobrado para os guias de turismo de João Pessoa teve um grande acréscimo durante a gestão do ex-prefeito Cícero Lucena, chegando atualmente a R$ 250 ao ano. O que é uma quantia consideravelmente mais elevada que os valores cobrados por municípios vizinhos, como Santa Rita, Bayeux e Conde. Esse fator faz com que muitos profissionais que atuam em João Pessoa se cadastrem em outras cidades, o que acaba sendo negativo para o desenvolvimento turístico do estado.

Calcula-se que existam atualmente cerca de 101 guias cadastrados no Ministério do Turismo atuando em João Pessoa e 200 trabalhando de forma irregular. Para Bira, além de incentivar a regularização dos profissionais que ainda não estão cadastrados no Ministério, a isenção do imposto beneficiará os guias que já atuam de maneira regularizada, estimulando o trabalho desses profissionais e ampliando a importância deles para a estruturação do nosso potencial turístico.

“Além da isenção do ISS, é preciso criar estratégias de capacitação e atualização direcionadas a essa categoria, como cursos de línguas, história local e receptivo. O acolhimento e dedicação que o guia proporciona ao turista faz com que esses visitantes fiquem satisfeitos, levem uma boa impressão da nossa cidade e voltem a nos visitar. E isso só será possível se esses profissionais tiverem o apoio e o incentivo da administração pública” ressaltou o vereador.

Bira lembrou ainda que cidades com um fluxo turístico maior que a nossa já isentaram os guias desse imposto, a exemplo do Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Segundo o vereador, os secretários da Receita e do Turismo se comprometeram em fazer um estudo para analisar o impacto dessa isenção para a economia local.

O parlamentar acredita que com a sanção da Lei pelo prefeito Luciano Agra o código tributário do município será modificado e o guias de turismo que atuam em João pessoa garantirão mais essa conquista para a categoria.
 

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

O relatório da Polícia Federal

1) O relatório da Polícia Federal trouxe dados concretos sobre a execução de atos preparatórios…

27 de novembro de 2024

João Pessoa sedia dias 28 e 29 o XII Encontro Nacional do COJEPE – Colégio Permanente de Juristas da Paraíba

A capital paraibana sediará, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o XII Encontro…

27 de novembro de 2024

Acidente com caminhão-tanque causa interdição total na BR-101 e gera longos congestionamentos

Um acidente envolvendo um caminhão-tanque foi registrado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101, no…

27 de novembro de 2024

Campina Grande recebe carro-pipa de conjunto de máquinas de R$ 5 milhões conseguido por Veneziano, em parceria com a Codevasf

A cidade de Campina Grande foi contemplada nesta terça-feira (27) com um carro-pipa, através de…

27 de novembro de 2024

João Azevêdo cumpre agenda nesta quarta em Campina Grande

Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…

27 de novembro de 2024

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques em praias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), divulgou o…

27 de novembro de 2024