Apoiando decisão da AL, Famup quer saber como empréstimo será aplicado nos municípios
O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), Buba Germano, declarou ao portal PB Agora que apóia a decisão da Assembléia Legislativa em cobrar do poder executivo esclarecimentos de como será empregado os R$ 191 milhões do empréstimo junto ao BNDES.
Buba Germano esclareceu também que até o momento não foi procurado nem pela Assembléia Legislativa nem pelos prefeitos dos municípios que alegam não estar entre os beneficiados com o empréstimo. E que a Federação não tem automia para realizar nenhuma mobilização de intervenção, uma vez que o assunto é de ordem administrativa.
O presidente da Famup lembrou que a Paraíba é quem vai pagar o empréstimo e nada mais justo que seja esclarecido onde e como todo o dinheiro será empregado. “O correto seria o poder executivo enviar para todas as câmaras municipais do Estado o detalhamento de como e onde o dinheiro será aplicado”, afirmou Buba.
Buba acrescentou que a “Paraíba não pode entregar um cheque em branco para o governador José Maranhão fazer o quiser”.
Prestação de Contas
Na tarde desta quinta-feira (9) está prevista a ida do Secretário de Finanças do governo do Estado, Marcus Ubiratan, à Assembléia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos do empréstimo, como também a evolução das receitas estaduais desde fevereiro deste ano. Se as explicações a serem dadas por Marcus Ubiratan não satisfizerem oposição, a Casa fará uma nova convocação. A bola da vez será o Secretário de Planejamento.
A cogitação foi feita na tarde desta quarta-feira (08) pelo deputado estadual Dunga Júnior (PTB). Conforme o parlamentar, são muitas as indagações da bancada e talvez seja necessário as explicações de um outro integrante da pasta do governo para esclarecer as duvidas pertinentes.
Milena Feitosa