Os eleitores das cidades de Boqueirão e Mãe D’Água, na Paraíba, voltaram às urnas neste domingo (12) para uma nova eleição para vereador.
A eleição foi realizada por conta da cassação dos mandatos dos eleitos em 2020.
Em Boqueirão, foram registrados 11.513 votos, sendo 10.799 votos válidos, 385 nulos e 329 em branco. Já em Mãe D’Água foram registrados 3.012 votos, sendo 2.932 votos válidos, 65 nulos e 15 em branco.
Em Boqueirão, foram eleitos oito vereadores para compor a Câmara de 11 vagas., enquanto que Mãe D’Água, a eleição foi para as nove cadeiras na Câmara Municipal.
O novo pleito foi marcado por conta de uma decisão da Justiça Eleitoral que cassou os mandatos de vereadores das duas cidades, por fraude na cota de gênero. Como os vereadores cujos os mandatos foram cassados tiveram mais de 50% dos votos válidos, todos os eleitos perderam os cargos.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), 15.239 eleitores estavam aptos a votar nas 50 seções eleitorais distribuídas em nove locais de votação no município de Boqueirão. Já no município de Mãe D’Água, 3.784 eleitores aptos a votar nas 17 seções eleitorais distribuídas em quatro locais de votação.
Segundo o TRE-PB, a eleição aconteceu normalmente, das 7h às 17h, em nove locais de votação no município de Boqueirão e quatro locais de votação em Mãe D’Água.
Em 2023, a Justiça Eleitoral já realizou eleição suplementar por fraudes na cota de gênero no município de Boa Ventura, onde todos os mandatos dos vereadores foram cassados pelo TRE-PB.
Confira a lista de eleitos
Boqueirão
Mãe D’Água
SL
Redação
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), afirmou que uma…
A morte do jornalista, escritor e produtor cultural Carlos Aranha, aos 78 anos, nos obriga…
O deputado estadual Sargento Rui (PL) revelou nesta terça-feira (12) que recebeu convites para se…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) se pronunciou nesta terça-feira (12) sobre o pedido de…
O resultado final das provas objetivas do concurso público para o Instituto de Previdência do…
Em Carta Circular assinada pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio de Fontes Matos, a Diocese de…