Acordo não está vinculado a qualquer negociação comercial, disse ministério.
Mas jornal britânico informou que estão previstas construções de navios.
Brasil vai assinar acordo de defesa com Reino Unido, diz jornal britânico
Os governos do Brasil e do Reino Unido assinaram na terça-feira (14), no Rio de Janeiro, um Acordo de Cooperação em Assuntos de Defesa. O acordo se baseia nos princípios da igualdade e reciprocidade entre as partes e tem o objetivo de promover parcerias especialmente em pesquisa e desenvolvimento de suporte logístico, tecnologias de segurança, aquisição de produtos e serviços de defesa, atividades de manutenção de paz, e troca de instrutores militares, entre outros, de acordo com o Ministério da Defesa.
Ainda de acordo com o ministério, o acordo, que não está vinculado a qualquer negociação comercial específica entre as duas nações, tem por base a vontade mútua de desenvolver a cooperação em longo prazo na área de defesa, envolvendo parcerias industriais, transferência de tecnologia, educação e treinamento, entre outros, sempre que houver mútuo interesse.
O Ministério da Defesta não deu mais detalhes sobre este acordo. Mas segundo o jornal britânico "Financial Times", em reportagem publicada na terça-feira, pode envolver seis navios-patrulha e cinco a seis fragatas Type-26 e pode chegar a 2,9 bilhões de libras (4,5 bilhões de dólares) se as embarcações forem construídas no Reino Unido.
O ministro Nelson Jobim, que está em viagem oficial pela Europa, também assina dois acordos semelhantes nesta semana: um com a República Tcheca e outro com a Ucrânia, informou o minstério da Defesa.
G1