O relator da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro, ressaltou nesta quarta-feira, (23), a transparência que a proposta vai proporcionar para a população: “O cidadão brasileiro vai saber o quanto está pagando de impostos sobre o consumo. Hoje não se sabe”
Participando da Conferência Anual do Santander, Ribeiro falou sobre a modernização do sistema de impostos para cerca de 500 investidores, executivos, empresários e economistas de âmbito nacional e mundial que participaram do evento, em São Paulo.
“Se fala que a alíquota vai ser muito alta. Mas, na verdade, ela vai refletir aquilo que já se paga no país. O que estamos trazendo é transparência para aquilo que se cobra. Além disso, nosso compromisso é que não haja aumento de carga tributária no consumo”, comentou Aguinaldo.
De acordo com o deputado, a reforma possibilitará, em um próximo momento, a diminuição da alíquota sobre o consumo.
“Com a simplificação, eu acredito que vamos aumentar a base de arrecadação, o que nos vai possibilitar, em um segundo momento, uma redução na alíquota sobre o consumo para que assim se possa corrigir uma grande distorção que temos em no país”.
Assessoria de imprensa