DIAP divulga lista dos 100 “Cabeças”; em pleno ano eleitoral paraibanos ficam de fora
Fora dos Cabeças 2010. Em ano eleitoral lista implica renovação
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgou a edição 2010 dos “Cabeças” do Congresso. O levantamento aponta as principais lideranças do Parlamento, além de citar os nomes que estão em ascensão na Câmara e no Senado. A Paraíba não apresentou representantes.
O Estado que tem como referência o ex-senador Humberto Lucena, não aparece na lista dos 100 “Cabeças”, nem tão pouco na lista dos parlamentares em ascensão, uma espécie de banco de reservas dos “Cabeças”.
A edição de 2010 é a 17ª na série histórica. Ao longo da série a Paraíba somou 25 indicações. A última em 2006 com: Inaldo Leitão, Ney Suassuna e Efraim Morais.
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.
Com base nos critérios, a equipe do DIAP fez entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos, e promoveu, em relação a cada parlamentar, exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, freqüência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupo