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Cabedelo deve perder o pórtico do bairro de Intermares por causa das obras na BR-230

Ganha força a possível demolição do pórtico idealizado pela arquiteta Sandra Moura, localizado na BR-230, na entrada do bairro de Intermares, em decorrência das obras de capacidade daquela rodovia, vem provocando muita polêmica entre moradores de Cabedelo e João Pessoa.

 

Sobre essa questão, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (Dnit-PB), Francisco Pereira de Lacerda Filho, explicou que o pórtico que é mantido pela Prefeitura de Cabedelo está com prazo de manutenção vencido desde o ano de 2008. Por conta desse atraso, o Dnit deu um prazo de 30 dias para que a prefeitura faça um novo contrato para manutenção da obra arquitetônica naquela faixa da BR.

 

"O contrato de permissão da obra vinha sendo feito sob pagamento de taxa anual pela Prefeitura de Cabedelo. Como o pagamento está em atraso, um novo contrato tem que ser celebrado para que o pórtico seja mantido naquela área. Caso esse convênio não seja renovado, o Dnit promoverá ações administrativas e judiciais para a imediata desocupação da faixa", afirmou Francisco Pereira, através de nota.

 

Ainda segundo a nota divulgada pelo superintendente do Dnit-PB, o contrato para manutenção da obra teve vigência de cinco anos e se encerrou no ano de 2008, sem a manifestação de interesse de renovação por parte da Prefeitura Municipal de Cabedelo, mesmo questionada em diversas oportunidades pelo Dnit, sendo a última, no ano passado.

 

Para a direção do Dnit, a ocupação do pórtico na faixa de domínio da União, tende a ser ocupada por um novo patrimônio, ou seja, a terceira faixa e vias laterais da rodovia BR-230, que trará uma série de benefícios aos seus usuários, como melhoria da segurança e conforto, redução de acidentes e retenções no fluxo de veículos.

 

A obra – Na obra de adequação de capacidade na BR-230, que vai do km 0 ao km 28, entre os municípios de Cabedelo e de João Pessoa, está prevista a construção de terceiras faixas, além de 13 viadutos, 14 passarelas, vias laterais e acostamentos, no valor total de R$ 267,8 milhões.

 

Redação

 


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