O deputado federal paraibano e vice-líder da Oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL), confirmou hoje no programa Arapuan Verdade que um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será protocolado amanhã. A ação se baseia na declaração feita por Lula durante evento em Adis Abeba, na Etiópia, onde comparou a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto.
Cabo Gilberto expressou sua indignação, afirmando que as palavras de Lula representam a pior crise diplomática da história do país. Ele ressaltou a gravidade de equiparar os acontecimentos atuais em Israel ao Holocausto, destacando que essa comparação é um absurdo e uma vergonha para o Brasil.
O pedido de impeachment fundamenta-se na Lei 79, artigo 5º, de 1950, que já resultou na cassação de dois presidentes anteriores. Cabo Gilberto enfatizou a necessidade de responsabilizar Lula por suas ações, descrevendo-o como um presidente desrespeitoso, inconsequente e vergonhoso para o país.
Além disso, o deputado questionou a utilidade das viagens internacionais de Lula, argumentando que só têm gerado vergonha para o Brasil, sem trazer benefícios tangíveis. Ele afirmou que se o pedido de impeachment obtiver o apoio necessário na Câmara dos Deputados, Lula será responsabilizado por suas declarações controversas.
PB Agora