Categorias: Política

Caixa de Pandora

PUBLICIDADE

Há três versões diferentes para explicar a origem do panetone, bolo recheado de frutas secas. A primeira versão é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone. A segunda versão diz que Gian Galeazzo Visconti, mestre-cuca, primeiro Duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. A terceira e última versão conta que um certo Ughetto, empregou-se numa padaria para poder ficar perto da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Todas as três versões têm origem em Milão, na Itália. Hoje o panetone é tradição de Natal, em todo o mundo.

Em 2001, José Roberto Arruda (PSDB), ainda exercendo o mandato de Senador e ocupando a liderança do governo no Senado, envolveu-se, juntamente com o então Senador Antônio Carlos Magalhães (PFL), na violação do painel eletrônico do Senado, utilizado na votação que cassou o mandato de Luís Estêvão, na ocasião, também senador pelo DF. No início negou veementemente a acusação com um discurso na tribuna, dias depois, acoado, voltou a mesma tribuna chorando, admitiu a culpa e depois renunciou ao cargo, evitando o processo de cassação do seu mandato, que poderia torná-lo inelegível por aproximadamente 9 anos. Foi afastado do PSDB e ingressou no PFL, atual DEM.

A Operação Caixa de Pandora é uma ação da Polícia Federal deflagrada em novembro de 2009, com o apoio do informante Durval Barbosa, então Secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal, motivado pelo benefício da delação premiada, uma vez que responde a vários processos na Justiça. Pelas acusações, documentadas amplamente por vídeos, José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal, comandava a rede de pagamentos a parlamentares, com dinheiro oriundo de empresas que negóciavam com o governo. O fato ficou conhecido como mensalão do DEM.

Após a divulgação, em toda a mídia nacional, do vídeo em que foi flagrado levando um pacote de dinheiro, propina que ele recebia para vetar ou não vetar leis pré aprovadas na casa legislativa, Arruda teve a cara de pau de dizer que o dinheiro era pra comprar panetone para os pobres. Atos como este fazem o Brasil ser conhecido, no mundo inteiro, pela sua tradição em corrupção.

No dia 11 de fevereiro, dois meses depois do início dessa epopeia, por suposta participação na tentativa de suborno de uma das testemunha do caso, Arruda foi preso preventivamente, tornando-se o primeiro governador do Brasil a ser encarcerado durante o mandato.

Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo aumento excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde. O Brasil apresenta um número surpreendente de obesos, cerca de 40% dos homens e das mulheres. Se comparado a obesidade, o percentual de gordura encontrada nas propinas pagas aos agentes públicos é imensamente maior. O panetone, tal qual a pizzas, tem um alto percentual de gordura. Esta história esdrúxula começou com panetone, contudo, esperamos que não acabe em pizza.
 

Xadrez nele!

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vice reeleito, Léo Bezerra se coloca como possível sucessor de Cícero em 2028: “É convencer o cidadão de que estou preparado”

O vice-prefeito reeleito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou que está preparado para ser…

19 de novembro de 2024

SEBRAE Pró Business 2024: Evento começa nesta quarta-feira (20)

O Teatro Pedra do Reino receberá palestras de figuras renomadas, incluindo Augusto Cury, o psiquiatra…

19 de novembro de 2024

Cícero Lucena faz vistoria em obras e projeta entrega da nova Feira Livre do Colinas do Sul para abril

O prefeito Cícero Lucena inspecionou, nesta terça-feira (19), as obras de construção da nova Feira…

19 de novembro de 2024

CCJ da ALPB aprova projeto que cria Programa de Atendimento Geriátrico da Paraíba

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou…

19 de novembro de 2024

MPT-PB alerta que municípios que ‘escondem’ acidentes de trabalho podem ser punidos e perder recursos

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) está alertando que municípios que ‘escondem’ ou…

19 de novembro de 2024

Decoração natalina do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, é alvo de vandalismo

A decoração natalina instalada desde outubro pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria…

19 de novembro de 2024