A Câmara de Vereadores de Cabedelo rejeitou mais duas contas do ex-prefeito Leto Viana, acumulando agora um total de três reprovações por parte do Legislativo Municipal. As contas referentes aos anos de 2014 e 2016 foram votadas pelos parlamentares, resultando em um placar de 11 votos contrários à aprovação, com apenas uma abstenção.
A decisão da Câmara corrobora o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), que já havia rejeitado as contas de Leto Viana. Com essa nova reprovação, Leto Viana se vê inelegível pelos próximos oito anos, limitando sua participação em futuros pleitos eleitorais.
É importante ressaltar que essa é a terceira vez que as contas de Leto são rejeitadas pela Câmara Municipal de Cabedelo, tendo sido alvo de reprovações nos anos de 2014, 2015 e 2016. Além disso, o TCE também já emitiu parecer desfavorável às contas do ex-prefeito referentes ao ano de 2018, embora essas ainda não tenham sido submetidas ao plenário.
Leto Viana, protagonista central da Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Polícia Federal, enfrenta acusações de liderar um esquema de corrupção na Prefeitura de Cabedelo. O desenrolar desse caso tem gerado grande repercussão e impacto no cenário político da região.