Categorias: Política

Câmara Municipal de Sousa estabelece multa a vereadores faltosos

PUBLICIDADE

 Os vereadores da Câmara Municipal de Sousa, Sertão da Paraíba, aprovaram de forma unânime projeto de lei que institui cobrança de multas para parlamentares que faltarem sessões legislativas e reuniões em comissões temáticas sem justificativas plausíveis.

O projeto de autoria do vereador Lafayete Gadelha, do PT, começou a ser pensado depois da frequente ausência de número qualificado de parlamentares para a deliberação de temas importantes para o município de Sousa.

Para se ter uma ideia, depois do resultado das eleições de 2016 muitos parlamentares se ausentaram dos debates e só retornaram aos trabalhos depois da incisiva do presidente da Câmara Municipal de Sousa, Aldeone Abrantes, do PTB.

O dirigente da Casa legislativa lembrou que os parlamentares tinham a obrigação de levar o mandato adiante, independentemente de resultado de vitória ou derrota no processo eleitoral do último dia dois de outubro.

Depois da cobrança e até da ameaça crescente de perda de mandato em decorrência do número de faltas, o quórum voltou a ser alcançado na reta final do mês de novembro o que possibilitou a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município de Sousa para o próximo ano.

O projeto do vereador Lafayete Gadelha foi aprovado e estabelece multa de 1/30 avos sobre o subsídio do vereador, que equivale a quase R$ 300,00 (trezentos reais) para casos de ausências sem justificativa convincente. O vereador também defendia em um dos artigos da lei que o resultado das multas aplicadas fosse direcionado para entidades filantrópicas da cidade, mas este item foi suprimido para a devida análise no departamento jurídico em consonância com as orientações do Tribunal de Contas do Estado.

Gadelha também pontuou no projeto de lei a instalação de ponto eletrônico na Câmara Municipal de Sousa para garantir a frequência dos vereadores nas sessões que acontecem sempre a partir das 17h nas terças e quintas-feiras. A partir de janeiro o Poder Legislativo de Sousa passa a contar com 15 vereadores, ao contrário da legislatura anterior que apresentou apenas 13 vagas para a disputa.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024