Uma multidão acompanhou os funerais do jurista, ex-deputado federal e estadual e ex-reitor da antiga Furne (hoje UEPB), Antônio Vital do Rêgo, na tarde desta quarta-feira, 03, em Campina Grande. Os filhos – o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o deputado federal Vital Filho (Vitalzinho), e a médica Raquel, dentre outros familiares, acompanharam consternados a saída do corpo da sede da OAB. O governador José Maranhão foi um dos que ajudou na transferência do esquife até o carro do Corpo de Bombeiros.
Diversas autoridades políticas, das mais variadas correntes políticas, estiveram na sede da OAB. Professores e estudantes da área do Direito também fizeram questão de prestar homenagem ao também inesquecível professor universitário.
O corpo deixou a sede da OAB de Campina Grande às 16h. Antes, o bispo diocesano Dom Jaime Vieira Rocha celebrou uma missa em memória de Vital do Rêgo. A banda da Polícia Militar também homenageou o jurista executando músicas apropriadas ao momento fúnebre.
O veículo do Corpo de Bombeiros percorreu toda a Avenida Vigário Calixto e passou por algumas ruas tradicionais da cidade, dentre elas a Rua Dr. João Moura, no bairro do São José, onde o tribuno murou por muito tempo. Vital do Rêgo foi sepultado no final da tarde no jazigo da família no tradicional Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Monte Santo.
HISTÓRIA – Nascido em 21 de Maio de 1935, Antônio Vital do Rêgo era nacionalmente conhecido pela sua oratória envolvente e inconfundível, sendo, durante muitos anos, o principal nome do Tribunal do Júri paraibano, além de se destacar como professor de Direito Penal.
Atualmente, era o presidente municipal do PMDB, em Campina Grande, tendo se filiado aquele partido ainda em 2009. Fruto do casamento com a senhora Nilda Gondim, Vital do Rêgo era pai de dois dos maiores nomes da vida política paraibana: o deputado federal Vital do Rêgo Filho (Vitalzinho) e do atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto. A filha Raquel, por sua vez, preferiu seguir a carreira médica.
Ele também teve vibrante trajetória política, na condição de deputado federal e estadual, além de ter disputado a Prefeitura Municipal de Campina Grande em duas ocasiões. Em suas memoráveis campanhas políticas, sempre iniciava os seus discursos com uma frase que se tornou a sua marca e uma expressão célebre na História política paraibana: “Destemidos e valorosos companheiros de lutas e de vitórias!”. A frase era sempre usada porque quando abraçava uma causa, ia com ela até o seu final, arrastando multidões de admiradores que hoje estão enlutados com o seu desaparecimento.
Antônio Vital do Rêgo foi Deputado Estadual de 1959 a 1963 pelo PSD. Foi Deputado Federal de 1963 a 1967 pela UDN. Foi Deputado Federal de 1967 a 1969 pela ARENA. Ele chegou a ser cassado pela ditadura militar, instalada no Brasil, em 1964, tendo voltado a disputar um cargo eletivo só em 1982, em memorável disputa com Ronaldo Cunha Lima, pela prefeitura de Campina Grande. Contudo, foi eleito Deputado Federal de 1991 a 1995, pelo PDT.
Na Câmara Federal, Vital foi Corregedor Geral, cargo que honrou com invulgar distinção. Seus discursos e posições no plenário e na Comissão de Constituição e Justiça ainda hoje recebem menções elogiosas.
Codecom