Categorias: Política

Candidato do PSOL critica as ‘máquinas eleitorais’ e diz que instrumento destrói conceito de ‘política’

PUBLICIDADE

O candidato a deputado federal pelo PSOL, José Rodrigues, criticou, em sua página oficial de campanha, as máquinas eleitorais violentas impostas hoje na política brasileira. De um modo geral, o instrumento destrói do verdadeiro conceito de Política.

Confira

Máquinas eleitorais violentas foram criadas no Brasil para destruir o verdadeiro conceito de Política.

A destruição do conceito de Política como prática de se reforçar a participação dos cidadãos nas decisões do governo já é reconhecida não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Com isto, para boa parte da sociedade, Política é coisa suja, quando deveria representar a verdadeira participação dos cidadãos nas decisões de se resolver os graves problemas sociais.

Máquinas eleitorais violentas foram criadas no Brasil para destruir o verdadeiro conceito de Política. Elas são responsáveis por um processo cruel de alienação dos cidadãos, tendo já criado a imagem de que candidatos que as combatem, dentro ou fora delas, dificilmente serão eleitos. O debate de idéias parece não interessar mais a ninguém, com o desaparecimento do exercício da cidadania, que tem se limitado ao ato de votar, sob o controle destas máquinas ornamentadas de perversidades.

Contudo, quem se candidata combatendo estas máquinas eleitorais dominantes já sabe que as chances de ser eleito são mínimas e está convencido de que a participação na Política é mais para denunciar e mostrar para a sociedade a necessidade de se recuperar o conceito de Política. É como se fosse um trabalho de evangelização e deve ser enfrentado por aqueles que se preocupam com as desigualdades sociais, as precárias condições de saúde e educação, a fome e as graves injustiças sociais.

É bom lembrar que estas máquinas funcionam nos moldes, práticas e táticas do crime organizado. Tanto é assim que fraudes nas eleições no Brasil não são coisas abstratas. É uma realidade histórica e vergonhosa. Além disto, a compra do voto alimenta a figura histórica e sebosa dos chamados cabos eleitorais, que se multiplicam a cada eleição que se passa, como executores de um crime em que os mandantes, historicamente reconhecidos como coronéis, hoje tentam demonstrar que são pobretões, ao apresentarem à Justiça Eleitoral a sua declaração de bens. Nos tempos atuais a compra de votos já é feita em praça pública, conforme noticiários da imprensa nas eleições passadas aqui na Paraíba. Estes mandantes, responsáveis pela compra de votos, em geral são ricos e poderosos e debocham da própria justiça. Em outros casos, utilizam o próprio dinheiro público para fazerem as suas campanhas eleitorais.

Infelizmente, sempre se tentou jogar a culpa pela venda de votos nas classes mais pobres, como se só elas vendem o voto no Brasil. Nos dias de hoje as estatísticas mostram que o maior percentual de venda de votos é feito pela classe média, que, além de vender o voto, atua como cabos eleitorais inescrupulosos. Por fim, por mais que se deseje que as eleições no Brasil sejam uma festa cívica, elas são caracterizadas por fraudes, compra de votos e abuso de poder econômico, que resultam de máquinas eleitorais das mais violentas do globo terrestre, já que o interesse é o processo de alienação da sociedade e o estrangulamento de qualquer tentativa que leve a sociedade a pensar livremente e participar da vida política deste país.

Desperta Paraíba! É Preciso Mudar.

 

 

Redação com joserodrigues5020.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno nomeia mais auxiliares na Prefeitura de Campina; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025