Categorias: Política

Candidatos a PMJP participam de debates promovidos pelo CREA

PUBLICIDADE

Os conselhos profissionais de engenharia e arquitetura (Crea e Cau) da Paraíba, em conjunto com as entidades representativas dos profissionais (Senge, Sindarq, Cep, Aea, Ibape, Sintec e Assempb) realizam a partir de hoje, às 19 horas, debates com os candidatos a prefeito de João Pessoa. O objetivo de cada debate é propor aos futuros administradores municipais uma lista de posturas, iniciativas e procedimentos nas áreas de engenharia, arquitetura, agronomia e profissões afins. 

Os aspectos apontados são considerados necessários à ampliação da qualidade dos serviços entregues à população, a partir da atualização e profissionalização dos processos, reduzindo as influencias políticas, partidárias e econômicas, além dos interesses pessoais, nas funções e cargos para atribuições de caráter eminentemente técnico.

Os debates acontecerão a partir de hoje, das 19 às 21 horas, na sede do Sindicato dos Engenheiros, situado à rua Monsenhor Walfredo Leal, nº 607, Tambiá. O primeiro a debater com os profissionais será Luciano Cartaxo (PT).  Amanhã, será a vez de José Maranhão (PMDB). Na quarta, Antônio Radical (PSTU). Na quinta, o debate será com Renan Palmeira (Psol). Na sexta, será a vez de Cícero Lucena (PSDB). O debate com Lourdes Sarmento será na segunda-feira, dia 3, e com Estela Bezerra, na terça, dia 4. 

Para os conselhos e entidades que realizarão os debates, os administradores municipais devem reconhecer e valorizar a importância da engenharia no  desenvolvimento e gerenciamento das áreas urbanas, suburbanas e rurais sob sua jurisdição. “Os candidatos precisam conhecer detalhadamente, em todos os seus diferentes aspectos, a infraestrutura que deve estar à disposição do cidadão, a exemplo dos assentamentos urbanos, edificações, espaços públicos, abastecimento de água, esgoto sanitário, produção agrícola, coleta de lixo, fornecimento de gás, energia, telecomunicações, iluminação  pública, transportes e meio ambiente, incluindo tratamento de água, qualidade do ar, poluição sonora e gestão de resíduos sólidos, entre outros”, disse a presidente do Crea, Gicélia Figueiredo. 

Isso só será possível, segundo ela, com o assessoramento de profissionais qualificados integrantes dos quadros técnicos de carreira do próprio município. “Decidir o que fazer no âmbito municipal será sempre uma decisão política, mas que, no entanto, necessita obrigatoriamente de respaldo técnico. O desafio que se impõe é a necessária aproximação entre estes dois níveis, o que provou ser viável não apenas no mundo desenvolvido”, frisou a presidente do Crea.

As entidades entregarão aos candidatos documento contendo pauta mínima para a administração municipal. Ao final de cada debate, o candidato assinará um termo de compromisso com uma pauta mínima para a sustentabilidade da cidade. 

 

 

Correio

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024