Categorias: Política

Candidatos de Campina Grande se comprometem a cumprir Eca

PUBLICIDADE

 Os sete candidatos a prefeito de Campina Grande se comprometeram a cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de adorar políticas públicas que, efetivamente, venham a atender às necessidades do público-alvo do Eca. Os prefeitáveis assinaram um Termo de Compromisso proposto pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), na manhã desta sexta-feira (13), na sede da instituição, no Complexo Judiciário do bairro da Liberdade.

Alexandre Almeida, (PT); Artur Almeida, (PTB); Daniella Ribeiro, (PP); Guilherme Almeida, (PSC); Romero Rodrigues, (PSDB); Sizenando Leal, (PSOL); e Tatiana Medeiros, (PMDB) garantiram que em seus respectivos programas de governo as questões relacionadas às crianças e aos adolescentes serão prioritárias.

Coincidindo com os 22 anos da criação do Eca, o Termo de Compromisso elaborado pelo promotor de Justiça Herbert Tatgino, da Infância e Adolescência e Educação de Campina Grande, é composto de igual número de itens.

Dentre eles está o que garante condições efetivas para que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente elabore e controle a execução de políticas da área, tomando como referência o diagnóstico da situação da comunidade infanto-juvenil de Campina Grande.

Para que essa e outras metas sejam alcançadas, de acordo com o documento do Ministério Público, o município terá que garantir recursos no seu orçamento destinados às políticas públicas que viabilizem o efetivo funcionamento dos conselhos de direitos e tutelares, com a formação de novos conselheiros, e direcionar verbas para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, inclusive, com definição de percentual.

Ao fazer uma exposição dos motivos que o levaram à elaboração do Termo de Compromisso, o promotor Herbert Targino fez ver aos prefeitáveis, através de números, que metade da população de Campina Grande é formada, atualmente, por crianças e adolescentes. Isto significa dizer, segundo ele, que o futuro dessa gente e da própria cidade vai depender do que for feito pelo próximo prefeito do município.

Além dos candidatos a prefeito, reunidos pela primeira vez na atual campanha eleitoral, vários segmentos políticos e sociais de Campina Grande prestigiaram a solenidade de assinatura do Termo de Compromisso.
Para o promotor de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, coordenador executivo do Ministério Público no âmbito de Campina Grande, que também participou da solenidade, a iniciativa representa um importante ponto para a materialização e o fortalecimento da democracia brasileira.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM prende acusados de assalto e recupera veículos, notebook e drone, em CG

A Polícia Militar prendeu dois criminosos que vinham agindo em Campina Grande e região, cometendo…

22 de outubro de 2024

Nonato destaca legitimidade de Galdino na disputa pelo Governo em 2026, mas ressalta diversidade de nomes na base

O secretário de Comunicação da Paraíba, Nonato Bandeira, em entrevista nesta terça-feira (22), considerou legítima…

22 de outubro de 2024

Prefeitura de Mãe D’Água entra na mira da justiça por supostas contratações ilegais e servidores ‘fantasmas’

A Prefeitura de Mãe D’Água está sendo investigada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) após…

22 de outubro de 2024

Suspeito de tentar cometer assalto na orla de João Pessoa é preso durante reforço da segurança na área

O reforço da segurança na orla de João Pessoa, principalmente no horário da prática de…

22 de outubro de 2024

Operação conjunta interdita instituto médico da Capital por venda irregular de órteses cranianas

Uma operação conjunta, realizada nesta segunda-feira (21), resultou na interdição do Instituto Skulp, em João…

22 de outubro de 2024

CFO 2025: Coronel alerta candidatos para não perder prazo de pagamento da inscrição

O Edital do Concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar…

22 de outubro de 2024