Candidatos trocam “gentilezas” ao final do debate
A TV Clube, realizou na noite desta quinta-feira, (14), o primeiro debate com os dois candidatos ao governo do Estado da Paraíba no segundo turno, o socialista Ricardo Coutinho e o peemedebista, candidato a reeleição José Maranhão (PMDB). O debate foi composto por cinco blocos e os candidatos expuseram suas propostas e se confrontaram diretamente para análise dos eleitores.
1º BLOCO
Candidatos respondem perguntas da imprensa e abordam PEC 300 no 1º bloco do debate
Os candidatos Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB) foram sabatinados pelos jornalistas do Diario dos Associados. A dupla inicialmente fez as devidas apresentações e responderam a temas livres determinados por meios de sorteio.
Os candidatos responderam as perguntas dos jornalistas, o outro candidato comentou a resposta com direito a tréplica do primeiro candidato. Os temas foram livres e cada candidato foi perguntado duas vezes.
A PEC 300, a política de combate às drogas e programas sociais voltados para dependentes químicos foram um dos temas trazidos à tona. Os candidatos expuseram suas repostas, com direito a réplica e tréplica.
2º BLOCO
População pergunta para candidato; cada postulante responderá duas perguntas
População pergunta para candidato. As perguntas foram selecionadas e a ordem da resposta será feita por meio de sorteio. Cada candidato terá direito a responder duas perguntas. A primeira pergunta se refere ao Canal da Redenção.
Cada candidato também terá direito a réplica e a tréplica
Ricardo Coutinho foi o primeiro a responder. O ex-prefeito respondeu sobre as obras do Canal da Redenção (em Sousa) e seu impacto econômico.
Na ocasião o socialista também expôs as propostas para fortalecer a UEPB
Segundo a responder, o governador José Maranhão (PMDB) foi questionado sobre as parcerias com os vizinhos de fronteiras – em segurança, turismo, economia, com foco especial para a Copa de 2014 –, e explicou que utilizará tanto o critério político como técnico para formar a composição do secretariado.
O bloco transcorreu tranquilamente, sem maiores animosidades entre os candidatos.
3º Bloco
O terceiro bloco esquentou um pouco talvez por se tratar do confronto direto e iniciou-se a troca de acusações. Maranhão iniciou questionando as alianças feitas pelo socialista e perguntou-lhe sobre em quem Ricardo Coutinho havia votado para governador em 2006. A religião também foi tema tratado durante este bloco.
O assunto da PEC 300 foi reativado pelo socialista e ele afirmou que Maranhão não sabia qual o impacto causado na folha dos servidores por sua implantação. Maranhão retrucou afirmando que RC não aprova a PEC 300, e reafirmou que é viável, além de declarar que já paga religiosamente aos servidores.
4º Bloco
Clima entre candidatos continua tenso. Regras são as mesmas do terceiro bloco e candidato pergunta a candidato
Ricardo inicia suas perguntas confrontando Maranhão a respeito dos projetos de infraestruturas prometidos por ele e não cumpridos até o momento. Maranhão cita várias outras obras realizadas em seu governo e argumenta o pouco tempo que teve para efetivar tantas obras e que precisa ser reeleito para ter tempo hábil de fazê-las.
“É inadmissível que em tão pouco tempo qualquer administrador consiga realizar tantas obras. Nós estamos trabalhando, estamos fazendo e vamos fazer muito mais. Vamos construir inclusive a via Jaguaribe”, declarou Maranhão.
Último bloco
Os candidatos trocam gentilezas durante as declarações finais
Após uma esfriada durante o quarto bloco onde foram trocadas farpas a respeito de projetos de infraestruturas inacabadas ou ainda não iniciadas, em ambas as administrações, nas declarações finais, o candidato Ricardo Coutinho (PSB) destacou que a Paraíba não pode ficar presa a um processo que não traz desenvolvimento social, humano e econômico, enquanto o candidato José Maranhão (PMDB) reforçou a continuidade dos grandes projetos estruturantes, entre eles, o porto de águas profundas.
Maranhão acrescentou que a Paraíba não poderia continuar como colônia de Pernambuco. “Se lá tem seu porto internacional a Paraíba também precisa ter, e esse porto é necessário para inserir a economia regional num contexto novo de desenvolvimento e, sobretudo de autonomia econômica e a Paraíba tem condições para isso”, declarou.
Ricardo Coutinho agradeceu a presença de Maranhão ao debate e a expressiva votação em todos os municípios onde obteve êxito, mas destacou Campina Grande e disse que se sentia adotado pelos campinenses e que iria honrar os seus compromissos com a cidade. “Senti-me adotado e saberei estar à altura para atender ao povo de Campina, a Patos a Souza, a Cajazeiras, agradecer aonde perdemos, mas lutamos com uma força extraordinária p superar as adversidades”, declarou.
Em suas declarações finais, o socialista pediu a confiança do povo paraibano em seu projeto e disse: “quero construir uma Paraíba com desenvolvimento sócio e econômico, com investimentos na segurança e na educação, pois é disso que nossos paraibanos precisam”, finalizou.
Maranhão agradeceu a Ricardo Coutinho por ele reconhecer a participação dele no debate e acrescentou que esteve em mais de 18 debates em sindicatos, associações, federações, associações comunitárias em todos os municípios da Paraíba e finalizou agradecendo a militância dos jovens que participou ativamente da campanha apesar dos percalços e ressaltou as irregularidades encontradas no comitê de Ricardo Coutinho durante o primeiro turno do pleito.
Simone Duarte
PB Agora